Home  > Notícias do Varejo  > Estado amplia horário de funcionamento do comércio para até 12 horas

Estado amplia horário de funcionamento do comércio para até 12 horas

O Governo de São Paulo anunciou nesta sexta-feira (11) que o comércio em geral e shoppings podem, a partir deste sábado (12), a retomar o expediente de 12 horas diárias com fechamento às 22h

O Governo de São Paulo ampliou o horário de funcionamento do comércio em geral e shoppings nas cidades paulistas. Com a mudança, os comerciantes podem retomar o expediente de até 12 horas diárias com fechamento às 22h – e podendo funcionar em horário estendido de Natal. A capacidade de ocupação continua em 40%.

Desde o começo de dezembro, com o retrocesso para a fase amarela do plano de flexibilização da quarentena, as lojas poderiam abrir apenas por 10h.

Na sexta-feira, dia 11, o secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn, afirmou que a medida de ampliação do comércio é para evitar a concentração de clientes em horários de pico no comércio durante as compras de final de ano. A expectativa é que a demanda das vendas presenciais seja diluída ao longo de todo o período.

A capacidade de atendimento presencial nas lojas continua limitada a 40%, com aferição de temperatura e acesso a álcool em gel nos acessos aos estabelecimentos. As demais regras e protocolos previstos para a fase amarela do Plano São Paulo estão mantidos, com possibilidade de revisão prevista para o dia 4 de janeiro.

Por outro lado, o Estado reduziu o período de funcionamento de bares até as 20h e proibiu a venda de bebidas alcoólicas após esse horário em restaurantes e lojas de conveniência.

“Essas medidas que serão tomadas e iniciadas a partir da 0h do dia 12 e terão a duração de 30 dias, prorrogáveis seguindo os índices da pandemia”, declarou Jean.

“Temos a necessidade não só de reforçar o sistema de saúde, mas também adotando medidas emergenciais e tendo a possibilidade de uma vigilância que nos garanta a segurança da população”, acrescentou. A capacidade de público segue a 40% da capacidade de cada estabelecimento.

Fiscalização

O Governo do Estado também confirmou a ampliação para mil fiscais da Vigilância Sanitária em suporte às equipes municipais, especialmente em cidades com mais de 70 mil habitantes. O trabalho será reforçado para coibir o funcionamento irregular de estabelecimentos de qualquer natureza, além de festas, baladas e eventos clandestinos.

_________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook