Home  > Notícias do Varejo  > Impacto dos feriados em 2024: varejo de Campinas estima perdas de R$ 1,59 bilhão

Estudo da FecomercioSP em parceria com o SindiVarejista revela impacto significativamente menor em relação a 2023

O comércio varejista da região de Campinas se prepara para enfrentar desafios significativos em 2024 devido aos feriados nacionais, segundo um estudo realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em colaboração com o SindiVarejista de Campinas e Região. Os dados indicam uma estimativa de perdas de R$ 1,59 bilhão, uma queda de 9,5% em comparação com o ano anterior.

Menos Pontes, Menos Impacto

O impacto reduzido é atribuído à ocorrência de quatro feriados que coincidirão com os fins de semana, diminuindo também o número de “pontes”, situação que havia sido mais acentuada em 2023. Essa redução nas perdas é uma boa notícia para o setor, mas ainda representa um desafio considerável.

Perdas Setoriais e Projeções

O levantamento analisou cinco categorias do varejo na região de Campinas, prevendo uma diminuição nas perdas para todas elas em comparação com o ano anterior.

As lojas de móveis e decoração destacam-se, projetando uma redução de 37,1%, enquanto o grupo de “outras atividades”, predominantemente voltado para a venda de combustíveis, espera uma queda de 15,2%, indo de R$ 500,8 milhões em 2023 para R$ 424,6 milhões em 2024.

– Supermercados: De R$ 801,1 milhões em 2023 para R$ 763,3 milhões em 2024, uma redução de 4,7%

– Farmácias e Perfumarias: De R$ 237,6 milhões para R$ 232,3 milhões, uma diminuição de 2,3%

– Vestuário, Tecidos e Calçados: Projeção de R$ 131,3 milhões, uma queda de 18,2%

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, comentou sobre os resultados, destacando que o segmento de móveis e decoração apresenta variações percentuais significativas devido ao menor faturamento, enquanto o setor de “outras atividades” observa a maior redução em termos absolutos.

“Apesar do impacto, as perdas estimadas representam apenas 1,4% da receita anual prevista para o varejo de Campinas em 2023, que totalizou R$ 112,9 bilhões. Mesmo sendo uma porcentagem relativamente pequena, a perda não é negligenciável”, alertou Sanae.

Para enfrentar esse cenário, os empresários são aconselhados a adotar estratégias para garantir que suas metas mensais sejam atingidas nos dias de maior movimento. “Sugestões incluem vincular vendas a benefícios no setor de serviços. Outra alternativa é implementar descontos mais agressivos nos dias que antecedem os feriados”, aconselhou.

O estudo conclui ressaltando que o calendário de feriados é conhecido com antecedência, proporcionando tempo para os empresários se prepararem e implementarem estratégias para atenuar as perdas.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e Instagram