Home  > Notícias do Varejo  > Mudanças na lei geram dúvidas sobre aviso prévio proporcional

Mudanças na lei geram dúvidas sobre aviso prévio proporcional

Juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, fala da nova lei

A lei nº 12.506/2011 que regulamenta o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço para os empregados dispensados sem justa causa entrou em vigor no dia 13 de outubro de 2011, mas ainda gera dúvidas sobre a sua aplicação. Pela lei, o aviso de 30 dias é concedido ao empregado com um ano de serviço na mesma empresa. Após o segundo ano de serviço prestado, são acrescidos três dias até no máximo 60, totalizando 90 dias de aviso prévio.

Para a juíza titular da 2ª Vara do Trabalho de Paulínia, Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, a nova lei é muito polêmica. Como calcular o aviso prévio e se o empregador pode exigir que o empregado cumpra os 90 dias são as principais dúvidas. “O aviso prévio é um direito bilateral, o empregador pode, sim, exigir o cumprimento do período de 90 dias” esclarece.

“Mas como não se pode descontar salário por mais de 30 dias, não vejo como descontar 90 dias se o empregado não cumprir o aviso e o empregador não dispensá-lo do mesmo”, pondera Maria Inês. Segundo ela, o empresário está inseguro sobre a nova lei e para a Justiça do Trabalho também se trata de uma novidade.

“Ainda não vi casos desse tipo julgados pelos tribunais, precisamos aguardar um pouco para verificar como a jurisprudência responderá aos casos que ingressarem na Justiça”, avalia com bastante cautela a juíza. “Para mim, a melhor interpretação é a seguinte: dois anos de trabalho na mesma empresa equivalem a 33 dias de aviso prévio; três anos a 36 dias e 15 anos a 72 dias”, explica.

O que se sabe é que a nova lei não é retroativa, ou seja, o aviso prévio proporcional só vale para os trabalhadores demitidos após o dia 13 de outubro de 2011, quando entrou em vigor. De acordo
com a juíza Maria Inês Targa, é importante que os empresários procurem o departamento jurídico
do Sindivarejista para apresentar as suas dúvidas sobre a nova lei.

Veja matéria no Nosso Varejo. Clique aqui para ler a edição completa.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br