Home  > Notícias do Varejo  > Não é mais obrigatório o uso de máscara no comércio de Campinas

Não é mais obrigatório o uso de máscara no comércio de Campinas

A Prefeitura de Campinas informou nesta sexta-feira (18) que o uso de máscaras não será mais obrigatório em locais fechados. Ou seja, não é mais obrigatório o uso de máscaras contra a covid-19 no comércio, centros comércios e shoppings da cidade. O decreto com a nova definição será publicado neste sábado quando a medida passa a valer.

A liberação em Campinas vem um dia após o governo estadual anunciar a liberação do uso da máscara em São Paulo. A única diferença em Campinas, é que a exigência do uso da máscara continua, além de unidades de saúde, Instituições de Longa Permanência de Idosos e transporte coletivo, será nas escolas de ensinos infantil, fundamental e médio devido à baixa adesão vacinal.

“Nossas decisões sempre foram baseadas nos números epidemiológicos, mesmo quando fizemos o oposto do estado. Por isso nós resolvemos acabar com o uso obrigatório de máscaras”, disse o prefeito da cidade, Dário Saadi (Republicanos).

Ela também ressaltou que a orientação para moradores com sintomas respiratórios ficarem em isolamento continua vigente. O uso regular para crianças não vacinadas também foi recomendando, mesmo nos locais abertos.

LOCAIS COM A OBRIGATORIEDADE DO USO DE MÁSCARAS DE PROTEÇÃO FACIAL, POR TODOS, NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS:

1. Locais de prestação de serviços de saúde, tais como hospitais, ambulatórios, unidades de pronto atendimento, pronto-socorro, centros de saúde, laboratórios clínicos, clínicas médicas, odontológicas e fisioterápicas e afins.
  1.  Meios de transporte coletivo de passageiros (incluindo taxi, transporte escolar, fretado e transporte por aplicativo) respectivos locais de acesso, embarque e desembarque. Incluindo elevadores.
  1.  Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI): trabalhadores e visitantes.
  1. Escolas de ensino médio, fundamental 1 e 2, educação infantil e creches, em local fechado, para trabalhadores, visitantes e alunos.
  1.  Pessoas com sintomas gripais.

É recomendada a manutenção do uso de máscara de proteção facial em ambientes abertos ou fechados em que não seja possível manter distanciamento mínimo de 1 (um) metro:

→ Gestantes

→ Idosos

→ Portadoras de doenças crônicas

→ Pessoas imunossuprimidas

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook Instagram