Home  > Notícias do Varejo  > Opinião do consumidor vale ouro para o varejista

Opinião do consumidor vale ouro para o varejista

O ‘Nosso Varejo’ saiu às ruas para ouvir a opinião desse personagem, que é fundamental para o setor e que tem o seu dia comemorado amanhã, dia 15 de março

Ouvir o consumidor é um princípio básico para crescer no varejo. A opinião dele vale ouro e pode direcionar várias ações de uma empresa. Para os consumidores ouvidos pelo ‘Nosso Varejo’, o atendimento tem sido o grande diferencial para que eles se tornem clientes, mas a qualidade do produto e o preço também são apontados como aspectos que os fazem retornar à loja. Sobre as formas de pagamento, todos concordam que melhoraram nos últimos anos.

As pesquisas de opinião confirmam o que eles dizem nas ruas. Pesquisa feita em 2011 pela Anthropos Consulting, do consultor Luiz Marins, aponta que 46% dos 35 mil entrevistados consideram o atendimento o quesito mais importante na hora da compra. Realizada pela internet, a pesquisa mostrou também que 37% entendem que a promessa do departamento comercial é o segundo item mais importante para o consumidor, enquanto para 13% a qualidade do produto está no topo desta lista. Somente 3% dizem que o preço é o fator determinante para o consumidor.

Outra pesquisa realizada pela TNS InterScience para a revista Consumidor Moderno, do Grupo Padrão, mostrou que para 51% o atendimento é o principal item Básico e Imprescindível, entre consumidores de cinco capitais brasileiras. A qualidade apereceu com 39% e o preço com os mesmos 39%. A aposentada Cecília Campos diz que só compra em oferta. "Eu vou onde tem o menor preço, para eu poder aguentar", afirma. Para ela, os preços precisam melhorar. "Eu queria entender por quê numa loja custa uma coisa e o mesmo produto tem outro preço na outra loja. Eles não pagam o mesmo imposto?", questiona a aposentada. A recepcionista Caroline de Souza diz que tem se tornado adepta da compra pela internet, porque acha mais fácil que ir até a loja e ficar esperando alguém para tirar alguma dúvida. Mas ela acha que nem todo tipo de produto vale a pena comprar pelo site. Conheça outras opiniões de consumidores:

ETIQUETA DE PREÇO
Tomásia de Oliveira Braga, enfermeira
"Eu acho que antes havia mais pressão de vendedores em cima da gente. Era muito chato. Agora está melhor. Mas também acho chato entrar em loja que não tem os preços nos produtos e você precisa perguntar tudo para o vendedor. Nas lojas mais populares isso não acontece, mas em lugares de grife falta o preço nas etiquetas."

DIFERENÇA NO ATENDIMENTO
José Pedro Marcos, vendedor autônomo
"O cartão de crédito facilitou a vida do consumidor, principalmente para quem é autônomo como eu, que antes não tinha crédito. Mas não gosto de lugar onde o vendedor faz diferença e às vezes até destrata, só porque você é simples ou não está bem vestido. Eu acho que o consumidor tem de ser tratado igual. Ele não sabe se eu tenho dinheiro ou não!"

FALTA DE ATENÇÃO
Leidemarcia Pereira Miranda da Mata, auxiliar de pesquisa
"Eu não entro em loja se eu não tiver dinheiro para pagar à vista, mas tem lojas que as vendedoras não te dão nenhuma atenção. Neste caso, eu dou as costas e vou embora, porque eu acho que mesmo que a pessoa não vá comprar ela deve ter atenção."

DIFICULDADE PARA TIRAR DÚVIDA
Caroline de Souza, recepcionista
"Às vezes eu fico procurando algum vendedor para tirar uma dúvida e não encontro, ou quando pergunto não se dispõe a ajudar. Em final de ano fica ainda pior, porque as lojas estão lotadas. Por isso eu faço algumas compras pela internet. Já comprei celular, chapinha, secador e nunca tive problema, mas não é todo tipo de produto que dá para comprar assim. Além disso, só compro nos sites grandes e confiáveis."

PREÇO E QUALIDADE
Orlando Diadame, aposentado
"Eu me sinto enganado quando os produtos em produção nos hortifrutigranjeiros estão maduros demais, quase podres. Acho que a qualidade precisava melhorar e os preços deviam baixar. Mas no geral eu acho que as coisas melhoraram muito para o consumidor. O trabalhador merece uma velhice melhor, não é?"

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; araceli.avelleda@sindivarejistacampinas.org.br