Home  > Notícias do Varejo  > PEC-FGV lança curso em São Paulo voltado para o varejo

PEC-FGV lança curso em São Paulo voltado para o varejo

O Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai dar início no mês de agosto ao curso ‘Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada’ com foco na gestão de empresas de varejo. As aulas começarão no dia 27 de agosto com previsão de encerramento em 03 de dezembro. A carga […]

O Programa de Educação Continuada (PEC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) vai dar início no mês de agosto ao curso ‘Gestão de Empresas de Varejo: Visão Prática e Aplicada’ com foco na gestão de empresas de varejo. As aulas começarão no dia 27 de agosto com previsão de encerramento em 03 de dezembro. A carga horária é de 60 horas-aulas, sempre às terças. O período será noturno, entre 19h30 até 22h45.
As aulas irão ocorrer nas instalações da FGV nas avenidas 9 de Julho ou na Paulista, em São Paulo. Eventualmente poderão ocorrer aulas fora das sedes da FGV.

O PEC-FGV é um programa voltado para executivos interessados em aprimoramento profissional, networking e numa visão prática das ferramentas essenciais ao trabalho corporativo.

O público-alvo é composto por varejistas e seus funcionários, além de interessados em uma visão geral, abrangente e integrada da administração de varejo. Fornecedores de produtos e serviços para o varejo, interessados em compreender a lógica do setor.

A intenção é oferecer uma visão prática e aplicada das tendências do setor e do trabalho das diversas áreas e operações da empresa varejista, proporcionando aos participantes modelos e técnicas consagradas no varejo.

O professor Maurício Morgado será o coordenador do curso. Ele é doutor em Administração de Empresas pela FGV-EAESP; mestre em Administração de Empresas pela FEA-USP e graduado em Administração de Empresas pela FEA-USP. Professor da FGV e ligado ao Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP. Autor e organizador do livro ”Varejo – Administração de Empresas Comerciais”. Consultor especializado em varejo com atuação nas áreas de consultoria em marketing e vendas, marketing direto, treinamento em marketing, vendas e varejo e localização comercial.

Programa:

1. Tendências e ambiente varejista:
. O novo consumidor: demografia, sociedade e consumo;
. Respostas do varejo.

2. Segmentação e posicionamento no varejo:
. Definições estratégicas para o sucesso de operações varejistas;
. Escolha do público-alvo e da proposta do negócio;
. O composto de marketing do varejo.

3. Finanças de operações varejistas:
. Lógica de ganhos e resultados no varejo;
. Giro, estoque e rentabilidade;
. Controles gerenciais básicos.

4. Tecnologia de informação no varejo
. TI suportando operações de varejo;
. Novas tecnologias;
. Sistemas básicos e indispensáveis no varejo.

5. Recursos humanos no varejo:
. Recrutamento e seleção da equipe;
. Liderança – aspectos básicos;
. Motivação – bases mínimas.

6. Linha de mercadorias:
. Definição da linha de mercadorias;
. Adequação à proposta do negócio;
. Acompanhamento do desempenho.

7. Localização comercial:
. Escolha do ponto comercial;
. Análise de viabilidade.

8. Visual merchandising e desenho de loja:
. Apresentação, layout e ambientação no varejo;
. Atmosfera de loja e materiais de ponto-de-venda;

9. Propaganda e promoção:
. Estratégias e técnicas de comunicação no varejo;
. Novas mídias e uso no varejo.

10. Precificação:
. Estratégias de precificação;
. Impactos na rentabilidade.

11. Direito aplicado ao varejo:
. Aspectos tributários e fiscais;
. Aspectos trabalhistas.

Para saber mais clique aqui

Fonte: FGV