Home  > Notícias do Varejo  > Pequenos ajustes no comércio ajudam a enxugar as contas da empresa

Pequenos ajustes no comércio ajudam a enxugar as contas da empresa

Ações simples como trocar lâmpadas, telhas e pintar paredes com cores claras podem ajudar a reduzir despesas

SEBRAE

Em época de escassez de água, como a que vivemos em São Paulo, é importante que as empresas adotem ações que resultem em economia de recursos naturais e em impacto positivo sobre as finanças. Além de fazer valer os conceitos de sustentabilidade, é possível economizar energia e água a partir da adoção de pequenas mudanças que não custam muito, mas são capazes de aumentar o lucro da companhia. "Uma simples troca de lâmpadas ou manutenção preventiva de equipamentos pode diminuir substancialmente a conta de luz no fim do mês", afirma a consultora do Escritório Regional Oeste do Sebrae-SP, Dorli Martins.

Foi o que fez o empresário Roberto Lopes, proprietário da loja de confecção infanto-juvenil Barrigudinhos, localizada na zona leste de São Paulo. "Troquei todas as lâmpadas por fluorescentes duplas e, no primeiro mês, a conta já caiu pela metade", afirma. O ganho de Lopes deve-se ao fato de as lâmpadas fluorescentes serem 60% mais eficientes do que as lâmpadas comuns de mercúrio.

A economia foi ainda maior quando o empresário resolveu investir também na manutenção preventiva dos equipamentos. As máquinas de casear e pregar botões estavam sempre com problemas na parte elétrica e utilizavam mais energia do que a necessária para a produção. A manutenção preventiva, além de acabar com o "roubo" de energia, ainda garantiu que a produção não sofresse interrupções.

O primeiro passo para diminuir os custos com energia e água é identificar em que parte a economia pode ser feita. "Se a empresa utiliza água em algum processo de produção, seria interessante investir em uma cisterna para captar a água da chuva e utilizá-la no processo", declara Dorli. A medida vale para qualquer setor: basta o empresário identificar os pontos nos quais pode economizar e buscar informações sobre as melhores maneiras de fazer isso. Para ajudar as indústrias na busca de eficiência energética, o Sebrae-SP e a Associação Brasileira de Serviços de Conservação de Energia (Abesco) lançaram uma cartilha com dicas sobre as vantagens e as possibilidades de redução de custo e aumento da produtividade e competitividade a partir de ações sustentáveis.

Na confecção de Lopes, por exemplo, a próxima ação de economia será a substituição das descargas dos banheiros por modelos que reservam a quantidade necessária em um depósito – evitando, assim, o desperdício.

12 passos para diminuir custos:

1 – Troque lâmpadas de mercúrio por fluorescentes ou lEd;

2 – Pinte as paredes da empresa com cores claras que dão maior luminosidade;

3 – Troque telhas normais por telhas translúcidas;

4 – Realize manutenção preventiva nos equipamentos e nas máquinas;

5 – Certifique-se de que as instalações elétricas sempre estejam em dia;

6 – Verifique o contrato com a companhia de energia para identificar a tributação (comércio, indústria ou residencial);

7 – Troque torneiras e descargas por modelos mais econômicos;

8 – Se a empresa utiliza muita água na produção, invista em cisternas que captam a água da chuva;

9 – Se possível, instale mais janelas para captar mais a luz do dia;

10 – Inicie campanha de conscientização com os funcionários;

11 – Substitua copos plásticos por recipientes de vidro ou louça;

12 – Reveja a utilização de papel.Programe as impressões para frente e verso.

SEBRAE