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Planejamento do 2º semestre: veja o calendário com as principais datas comemorativas para o comércio

O segundo semestre já começou e por isso é importante planejamento e antecipação das datas comemorativas dos próximos meses para aproveitar vendas em potencial

O segundo semestre já começou e por isso é importante planejamento e antecipação das datas comemorativas dos próximos meses para aproveitar vendas em potencial.

Para te ajudar a estimular as vendas em seu negócio e se planejar destacamos abaixo as principais datas comemorativas do segundo semestre.

Aproveite todos os potenciais!

Vale destacar que as estratégias personalizadas para cada ocasião podem englobar conteúdos nas redes sociais para divulgar produtos e serviços, além de promoções focadas em públicos específicos e textos informativos, com o objetivo de aumentar o engajamento dos clientes e o número de seguidores.

No calendário, há datas relacionadas aos setores de saúde, entretenimento, turismo entre outras. A dica é: Antecipe-se e planeje!

Confira, a seguir, os destaques e as oportunidades de cada mês.


Julho

  • Apesar do mês estar em sua última semana é o momento de fazer um balanço do primeiro semestre identificando pontos fortes e fracos da operação e obter um diagnóstico completo do estoque e das finanças.
  • Como ainda há um consumo reprimido de turismo e lazer por causa da pandemia, o mês (de férias escolares) deve ser bom para o comércio de regiões turísticas.
  • Para segmentos como o de lojas de vestuário, tecidos e calçados, também é importante fazer um balanço das vendas de inverno para não correr o risco de ficar com o estoque parado com produtos sazonais.


Agosto

  • O Dia dos Pais é a primeira data do segundo semestre que deve movimentar o comércio, embora com menor apelo em relação ao Dia das Mães ou dos Namorados. Itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentear, mas segmentos como o de eletrônicos e de ferramentas também costumam ser beneficiados.
  • O segmento de bares, restaurantes e adegas pode aproveitar o Dia Internacional da Cerveja (4) para ações promocionais.
  • Já o segmento de eletrônicos e jogos pode explorar o Dia Internacional do Gamer (29).

Setembro

  • No mês da Independência, a dica é aproveitar a Semana do Brasil. Vale ressaltar que o evento não fica restrito ao varejo e deve ser explorado pelo setor de serviços — estética, beleza, turismo, cursos etc.
  • Além disso, no dia 15 se celebra o Dia do Cliente, oportunidade para oferecer descontos e/ou brindes e fidelizar público.
  • No dia 23, começa a primavera, muito bem explorada pelo segmento de vestuário.

Outubro

  • O Dia das Crianças deve movimentar o comércio de brinquedos e lojas de departamentos e roupas infantis. O segmento de eletrônicos também pode se beneficiar.
  • O Halloween no fim do mês (31) — ou Dia das Bruxas —, que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, vai beneficiar o setor de fantasias.
  • Além disso, o comércio deve intensificar os preparativos para a Black Friday. Aqui cabe uma avaliação do quadro de funcionários tanto quanto ao desempenho como em relação à quantidade da equipe, já que em outubro começa o período de contratação de temporários para o fim do ano.
  • Do ponto de vista de responsabilidade social e preocupação com o cliente, campanhas que mencionem o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, são bem-vindas.

Novembro

  • Neste ano, a Black Friday cairá no dia 24. A dica da FecomercioSP é que o empresário explore a data durante todo o mês para obter melhores resultados. Campanhas do tipo “Black November” e ofertas antecipadas já na primeira quinzena são bem-vindas. Atenção redobrada aos estoques, à qualidade no atendimento, aos canais de venda online e ao prazo de entrega — lembrando que, a partir da segunda quinzena, o consumidor já está mais propenso a consumir graças ao recebimento da primeira parcela do décimo terceiro salário.
  • A Cyber Monday (27), voltada mais a produtos eletrônicos, é uma boa oportunidade para vender estoques remanescentes da Black Friday.
  • Assim como outubro, novembro é momento de obter ganhos institucionais com campanhas relacionadas ao Novembro Azul, mês de conscientização da saúde do homem.

Dezembro

  • O mês ainda é o mais importante quando falamos de vendas. Para se ter uma ideia, o faturamento das lojas de vestuário, tecidos e calçados em dezembro do ano passado foi mais de 50% superior ao de novembro. Com o alto movimento das lojas, inclusive com extensão de horário de funcionamento, a preocupação deve ser com a qualidade dos atendimentos presencial e online. Além disso, é importante planejar uma possível efetivação dos funcionários temporários.

 

 

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