Home  > Notícias do Varejo  > Prefeitura alerta comércios para golpe via WhatsApp sobre falsa multa da Anvisa; veja como identificar

Prefeitura alerta comércios para golpe via WhatsApp sobre falsa multa da Anvisa; veja como identificar

A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Alimentos de Campinas emitiram um alerta importante  sobre um golpe que está sendo realizado por meio do WhatsApp

A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Alimentos de Campinas emitiram um alerta importante  sobre um golpe que está sendo realizado por meio do WhatsApp

A Vigilância Sanitária e a Fiscalização de Alimentos de Campinas emitiram um alerta importante  sobre um golpe que está sendo realizado por meio do WhatsApp. Golpistas estão enviando mensagens falsas informando que o estabelecimento comercial será alvo de fiscalização e mencionando multas fictícias com valores atrasados, supostamente aplicadas por irregularidades.

Golpe utiliza logo da Anvisa para enganar comerciantes

O golpe também se utiliza do logotipo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para enganar os comerciantes e parecer legítimo. A Fiscalização de Alimentos foi alertada por um restaurante local, que já comunicou o incidente ao órgão federal responsável.


⏹️ Como identificar o golpe?

A Vigilância Sanitária de Campinas orienta os comerciantes a estarem atentos aos seguintes pontos para identificar e evitar cair no golpe:

  1. Identificação Oficial: Os técnicos da Vigilância Sanitária e da Fiscalização de Alimentos sempre se apresentam de forma identificada e realizam suas atividades acompanhados de veículos oficiais do Poder Público.

  2. Proibição de Cobranças: Durante as fiscalizações, os profissionais estão impedidos por lei de solicitar qualquer tipo de pagamento ou cobrança.

  3. Formas de Pagamento Legítimas: Pagamentos de taxas e multas relacionadas à Vigilância Sanitária devem ser feitos exclusivamente por meio de guias de recolhimento, que são pagas em rede bancária e destinadas ao Fundo Municipal de Saúde. Não há cobrança direta durante a fiscalização.

  4. Risco de Corrupção: Caso um comerciante pague valores a falsos fiscais com a intenção de obter alguma vantagem indevida, ele estará cometendo o crime de corrupção e poderá responder a processos judiciais.

Se você tiver dúvidas sobre a atuação de qualquer fiscal da Vigilância Sanitária ou da Fiscalização de Alimentos, entre em contato imediatamente com os órgãos responsáveis pelo telefone (19) 2515-7134, conforme orienta a coordenadora de Fiscalização de Alimentos, Anne Dutra.

Fique atento e proteja seu comércio de fraudes!

_______________________________________________________________________________________________

 

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook e  Instagram