Home  > Notícias do Varejo  > Prepare-se para as transformações tributárias e fiscais

Prepare-se para as transformações tributárias e fiscais

Palavra da Presidente: Sanae Murayama Saito, presidente do SindiVarejista, fala sobre as transformações fiscais e tributárias que estão para acontecer e irão afetar o comércio

O ano de 2015 pode ser considerado como um “abre-alas” para uma série de mudanças fiscais e tributárias, que afetarão a rotina do profissional da contabilidade e também de seus clientes, os empresários do varejo. Já, agora em julho, temos uma das primeiras grandes alterações. A implantação do SAT-CF-e nos estabelecimentos comerciais novos ou com o atual Emissor de Cupom Fiscal com cinco anos de uso. Tudo para o fisco ficar de olho nas vendas do setor e evitar qualquer tipo de fraude.

Em um futuro próximo será implantado o eSocial, anunciado em 2012, e instituído no final do ano passado. Agora, a expectativa é quanto à publicação do cronograma final e do manual que irão orientar o uso do sistema, o que deve acontecer ainda neste ano. Essas transformações são inevitáveis e o impacto delas sobre as empresas será significativo. O que é perceptível é que os avanços desses mecanismos dos órgãos públicos impulsionam os contadores e empresários a tomar medidas e se adequarem aos novos cenários, cada vez mais repletos de informações e tecnologias modernas, para assim evitar multas e pagamentos desnecessários. Ou seja, dores de cabeça.

Além disso, essas transformações implicarão uma mudança de costume que é comum no cenário brasileiro: deixar tudo para a última hora. Agora, mais do que tudo, é preciso se antecipar aos fatos e deixar a casa em ordem. Para isso, é necessário que as empresas tracem o diagnóstico de seus funcionários. Muitas acabam não fazendo açccedil;ões básicas e fundamentais como o PCMSO e o PPRA. O diagnóstico vai evitar que as novas fiscalizações encontrem inconsistências. Porém, a mudança só é possível com a busca pelo conhecimento, aprimoramento e quando se trabalha em conjunto. O SindiVarejista tem orientado para esse novo cenário, com apoio e realização de palestras sobre esses temas. A entidade está aberta para dar respaldo com objetivo de evitar sanções aplicadas pela não entrega ou pela entrega errônea dos dados. Temos parceiros que podem ajudar com as transformações. Vamos enfrentar essa nova realidade, tão cheia de exigências, juntos!