Home  > Notícias do Varejo  > Presidente do SindiVarejista fala da queda de empregos no comércio após a pandemia, em entrevista à EPTV

Presidente do SindiVarejista fala da queda de empregos no comércio após a pandemia, em entrevista à EPTV

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, deu uma entrevista para o EPTV 1 , da Rede Globo, sobre a queda na geração de empregos em setores do comércio no período pós pandemia de covid-19. Varejo de roupas e calçados, eletrodomésticos (e equipamentos de áudio e vídeo) e lojas de departamento foram os segmentos que […]

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, deu uma entrevista para o EPTV 1 , da Rede Globo, sobre a queda na geração de empregos em setores do comércio no período pós pandemia de covid-19. Varejo de roupas e calçados, eletrodomésticos (e equipamentos de áudio e vídeo) e lojas de departamento foram os segmentos que mais perderam mão de obra no Estado de São Paulo desde a pandemia de covid-19, como mostra um estudo da FecomercioSP. Os dados comparam o período de janeiro de 2020 com janeiro de 2025.

Para se ter uma ideia, só o varejo de vestuário perdeu cerca de 11,4 mil postos formais de trabalho entre janeiro de 2020, antes da crise sanitária, e o registrado no fim do mesmo mês deste ano. Os estabelecimentos de eletrodomésticos, por sua vez, registraram 7,4 mil vínculos a menos, enquanto as lojas de departamento apontaram retração de 5,9 mil.

Pelos dados compilados pela Federação, dos 78 segmentos que conformam o varejo paulista, 16 apresentaram, no fim de janeiro de 2025, um volume de trabalhadores e trabalhadoras menor do que no início de 2020. Veja aqui o levantamento completo!

“Todo mundo com muita conta para pagar e pouco dinheiro entrando, muitas lojas na intenção de reduzir os custos, reduziram seus espaços físicos e com isso, é preciso um número menor de funcionários. Muitas ainda foram para as vendas online”, afirmou a presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito.

Ela ainda destacou a importância da capacitação no setor. “Hoje a inteligência artificial oferece ferramentas gratuitas, mas é preciso aprender a usar. Hoje não é necessário gastar muito para aprender. Temos também o Sebrae que ensina como usar essa ferramenta”, afirmou a presidente.

Assista a matéria completa neste link:

 

https://globoplay.globo.com/v/13518897/

 

 


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nossoFacebook  e  Instagram