Home  > Notícias do Varejo  > Presidente do SindiVarejista, que é integrante do “Avança Campinas”, participa de criação de fórum para tornar Campinas mais competitiva e acolhedora

Presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, participa de reunião para a criação de um canal de diálogo com o Poder Público. Ação é destaque em matéria do Correio Popular

As perspectivas para uma retomada econômica pós-pandemia, em Campinas, têm deixado o prefeito Dário Saadi (Republicanos) otimista. Tanto é que durante a entrevista exclusiva ao Correio Popular, publicada no último domingo, o chefe do Executivo campineiro revelou que espera investimentos imobiliários de R$ 1 bilhão na cidade.

Se o setor já se mobiliza para aproveitar as oportunidades, empresários dos outros segmentos querem debater os impactos das políticas públicas para o surgimento e a sobrevivência de novos negócios. A partir desse cenário e, com apoio do Correio Popular, o grupo Avança Campinas criou um fórum, ontem, para dialogar com a Prefeitura de Campinas.

O presidente executivo do grupo RAC, Ítalo Hamilton Barioni, revelou que a criação do fórum contribui para o desenvolvimento de Campinas, uma vez que envolve todos os setores econômicos e o poder público. “Essa é uma oportunidade de criar um grande diálogo sobre a cidade. Campinas precisa de medidas concretas para retomar seu crescimento e isso passa por fazer um debate com todos os interessados. O fórum tem esse papel importante”, aponta Barioni.

Em janeiro, o Avança se reuniu com Saadi para pedir uma redução do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre galpões empresariais. Na época, o prefeito determinou a realização de um estudo pela Secretaria Municipal de Finanças. A análise ainda está sendo feita pela pasta.

Agora, o Avança busca estabelecer um canal de diálogo com a administração pública para mostrar as necessidades dos empresários da cidade e contribuir com sugestões que tornem Campinas novamente competitiva em relação às outras cidades do Brasil, conforme aponta Camila Dias, representante do Grupo Arcel.

“Queremos ajudar a Prefeitura com informações importantes e propor caminhos, por exemplo, na questão do IPTU. O valor alto do imposto traz consequências profundas para os empresários da cidade, como demissões, transferência para outras cidade e até mesmo fechamento”, explica Camila.

A taxa do IPTU em Campinas é uma preocupação que atinge todos os setores empresariais, inclusive, o imobiliário. Para Marcelo Goraieb, representante da Imóvel e Vida Construção, a situação dos empresários campineiros “está muito difícil”. Segundo ele, o fórum é uma oportunidade única de construir políticas, ao lado da Prefeitura, que visam toda a sociedade campineira.

“A iniciativa do fórum é excelente porque vai permitir reunir as informações necessárias para termos medidas que vão destravar a economia de Campinas. A participação da imprensa, nesse sentido, é muito importante”, celebra Goraieb.

Olhar profundo

Presente na reunião realizada na sede do Grupo RAC, a presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, considera que a administração pública precisa ter “um olhar profundo” para toda a cidade. De acordo com Sanae, a Prefeitura tem que levar em consideração as “particularidades de cada região da cidade” ao mesmo tempo em que trabalha “as necessidades de todos os empresários da cidade”.

“Precisamos eliminar essa ideia de duas Campinas, uma antes e outra depois da (Rodovia) Anhanguera. O fórum tem essa característica de discutir todas as ideias, independentemente do setor ou localidade. É fundamental essa construção conjunta, porque se cada um for buscar seus interesses de forma isolada, ninguém ganha”, explica Sanae.

Ainda de acordo com a presidente do SindiVarejista, o Avança Campinas quer realizar reuniões mensais com a Prefeitura e representantes da Câmara Municipal. “Temos uma nova composição do Legislativo e acreditamos que podemos contribuir com informações para futuros projetos de lei. O Avança veio para propor e auxiliar o poder público”, explica.

Com a participação também dos vereadores, Goraieb acredita que o fórum pode contribuir para agilizar os tempos dos processo burocráticos da administração pública. Segundo ele, o período pós-pandemia vai exigir ações concretas para o desenvolvimento da cidade.

“Campinas precisa voltar a viver a vocação dela de um pólo logístico forte, com universidades e hospitais de referência e, sobretudo, um comércio e uma indústria forte. Campinas é uma cidade inovadora e a gente foi perdendo um pouco disso ao longo dos anos. A cidade precisa voltar a ser aquele motor que impulsiona a região, o estado e o país”, exalta o empresário.

FONTE: Correio Popular

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook