Home  > Notícias do Varejo  > Presidente do SindiVarejista participa do Sicomércio 2023: encontro de lideranças do comércio

Presidente do SindiVarejista participa do Sicomércio 2023: encontro de lideranças do comércio

O encontro é voltado para a base sindical e reúne todo o Sistema Comércio promovendo uma intensa agenda de palestras e intercâmbio de ideias

A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, participou, na semana passada, do evento promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em Brasília: o Sicomércio 2023. O encontro é voltado para a base sindical e reúne todo o Sistema Comércio promovendo uma intensa agenda de palestras e intercâmbio de ideias e boas práticas das entidades de representação empresarial de todo o país. Ao todo participaram, em torno de 1,3 mil pessoas, que representaram os mais de mil sindicatos e as 34 federações, incluindo a Fecomercio.

Na abertura do encontro, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, destacou que, em um mundo em rápida transformação, é fundamental que as entidades que representam os empresários do comércio de bens, serviços e turismo estejam preparadas. Tadros lembrou ainda o protagonismo do Sistema Comércio na reforma tributária, com conquistas para o setor terciário, e a defesa contra o corte de recursos do Sesc e Senac.

“Mais do que nunca, devemos contar com a expertise de nossos braços sociais, o Sesc e o Senac, duas instituições respeitadas e que foram reconhecidas pela adesão de mais de um milhão de brasileiros ao abaixo-assinado contra o corte de recursos que as ameaçou recentemente e que conseguimos reverter”, disse o presidente.

Nesse sentido, Ivo Dall’Acqua Júnior, presidente em exercício da FecomercioSP, falou da importância da organização do Sicomércio. “O Sicomercio, que está acontecendo nesta semana, tem se mostrado uma importante ferramenta de troca de informações e boas práticas, além de formação e divulgação de conhecimento das ações da confederação, das federações e dos sindicatos, reforçando a nossa relevância e fortalecendo ainda mais a nossa atuação”, comentou.

Negociado sobre o legislado

“Contribuímos, de forma significativa, para aperfeiçoar a proposta da Reforma Tributária. Se não é a reforma ideal, tenham a certeza de que trouxemos avanços relevantes que beneficiam o setor terciário. E precisamos mostrar isso às empresas”, prosseguiu Tadros. Ele também mencionou a Reforma Trabalhista, que consolidou o princípio do negociado sobre o legislado, reforçando a importância da representatividade. “A negociação coletiva passou a ser uma das mais relevantes prerrogativas dos sindicatos.”

Ainda segundo o presidente da CNC, é fundamental que capital e trabalho atuem juntos na busca de uma convivência que traga prosperidade, com o reconhecimento do lucro como uma premissa do capitalismo e o pagamento de salários dignos aos trabalhadores.

Na sequência, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que também esteve presente na ocasião, salientou o alinhamento entre a CNC e o ministério em grande parte dos temas a serem tratados no Sicomércio. Marinho ainda ressaltou o papel do comércio e dos serviços na geração de empregos e a valorização do processo de negociação coletiva como uma premissa para que o País avance em um ambiente que favoreça o mercado de trabalho.

___________________________________________________________________________________

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook