A iniciativa nasceu no grupo de empresários do Avança Campinas, do qual Sanae faz parte da diretoria, e se inspira em modelos bem-sucedidos de cidades como Maringá (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG)
A presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, é a representante do varejo no Mais Campinas, projeto de governança colaborativa formado por 31 entidades de diversos setores para propor soluções estratégicas e garantir a implantação de projetos estruturantes de médio e longo prazos para a cidade.
A iniciativa nasceu no grupo de empresários do Avança Campinas, do qual Sanae faz parte da diretoria, e se inspira em modelos bem-sucedidos de cidades como Maringá (PR), Goiânia (GO) e Belo Horizonte (MG), com forte participação da sociedade civil, universidades e poderes Executivo e Legislativo.
“Eu vim do comércio e me entristece muito ver o Centro do jeito que está. Quando a gente vai para uma cidade, o primeiro lugar que vai conhecer é o Centro. Se ele é atrativo, você fica nessa cidade. Se não tem atração, você dá meia-volta e vai embora. Nós precisamos entender que a sociedade precisa ocupar o Centro e torná-lo vivo novamente, é preciso criar atrativos para ele renascer”, afirmou a presidente”, afirmou Sanae.
O Mais Campinas tem como meta criar um planejamento de Estado, assegurando que projetos prioritários sejam mantidos independentemente de mudanças políticas. Os principais eixos incluem urbanismo, desenvolvimento econômico, inovação, saúde e educação.
Nos dias 12 e 13 de agosto, o grupo realiza um evento em Campinas para apresentar a proposta a novas entidades e ampliar o debate. A consultora Márcia Santin, especialista em implantação de governanças, explica que o modelo já trouxe resultados expressivos em Maringá, onde há 30 anos a sociedade civil, universidades e poder público atuam juntos para garantir a continuidade de projetos essenciais.
“A governança não executa diretamente as ações, mas pensa estrategicamente, articula, acompanha e legitima as propostas para que sejam implementadas pelo Executivo e Legislativo”, destacou Márcia.
Em Campinas, os temas em destaque já incluem:
Revitalização do Centro;
Criação de um distrito inteligente e sustentável em Barão Geraldo;
Desenvolvimento de um novo eixo econômico na região de Viracopos, voltado para logística e hotelaria.
A partir de setembro, começa a fase de mobilização das entidades para identificar as principais demandas da cidade e formular propostas conjuntas. O objetivo é blindar Campinas de descontinuidades políticas e oferecer um norte estratégico para o setor público e privado.
Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.
=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher o formulário ao final da página.