Home  > Notícias do Varejo  > Procon alerta comerciantes para golpe da “Notificação”; entenda

Procon alerta comerciantes para golpe da “Notificação”; entenda

O Procon de Campinas fez  um alerta à comerciantes de Campinas sobre um novo golpe que vem circulando na internet: o “Golpe da Notificação”

Procon de Campinas fez  um alerta à comerciantes de Campinas sobre um novo golpe que vem circulando na internet: o “Golpe da Notificação”. O golpe acontece por meio de mensagens falsas que se passam por uma comunicação oficial do Procon, informando sobre uma denúncia de infração aos direitos do consumidor em estabelecimentos comerciais.

Segundo o orgão, essas mensagens sugerem que o lojista deve responder a um relatório anexado para evitar a judicialização da infração. O problema é que essa comunicação não é do Procon, e os sites que a enviam são fraudulentos, com o objetivo de roubar dados pessoais e empresariais.

Golpe da Notificação

Na última semana, um comerciante relatou ao Procon de Campinas que recebeu uma dessas mensagens, e o órgão reforçou o alerta para que os comerciantes fiquem atentos.

“Desconfie de qualquer mensagem que se passe pelo Procon. Se tiver dúvida, entre em contato com nossos canais oficiais ou ligue para o telefone 151. Não acesse relatórios ou forneça dados pessoais ou informações da empresa, pois os criminosos podem usar essas informações para fraudes”, afirmou Yara Pupo, diretora do Procon Campinas.

O Procon de Campinas também explicou que, em casos de golpes como esse, os comerciantes lesados devem registrar um Boletim de Ocorrência. Para garantir a autenticidade das notificações, o órgão informou que os e-mails enviados pelo Procon sempre possuem a extensão @campinas.sp.gov.br. E-mails com outra extensão devem ser imediatamente desconsiderados.

Como identificar notificações verdadeiras do Procon?

O Procon de Campinas emite notificações para empresas por e-mail, sempre utilizando a extensão @campinas.sp.gov.br. Em alguns casos, as notificações também podem ser publicadas no Diário Oficial do Município ou enviadas via Correios com Aviso de Recebimento (A.R.), mas essas são exceções.

“Portanto, se um comerciante receber qualquer e-mail com outro domínio ou que pareça suspeito, ele deve desconfiar e buscar confirmação junto aos canais oficiais do Procon”, alertou.

Para dúvidas, o órgão recomenda que o comerciante entre em contato pelo telefone 151 ou pelo e-mail procon@campinas.sp.gov.br. Além disso, o Procon possui sete unidades descentralizadas para atendimento presencial em diversas regiões de Campinas, com plantões mensais no CIC Vida Nova. Para mais informações sobre os locais de atendimento, os interessados podem acessar o site oficial do Procon Campinas.


Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook