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Procon Campinas: Comércio eletrônico lidera ranking de setor com mais reclamações em 2021

O Procon Campinas divulgou nesta semana um levantamento com os atendimentos feitos pelo órgão no ano passado

Atenção varejistas,

O Procon Campinas divulgou nesta semana um levantamento com os atendimentos feitos pelo órgão no ano passado. Ao todo, foram mais de 100 mil atendimentos ao consumidor entre janeiro e dezembro. O órgão também divulgou um ranking de segmentos e empresas líderes em reclamações na cidade. 

Em primeiro lugar está o setor de comércio eletrônico, com 2.611 reclamações de consumidores. Os bancos aparecem em segundo lugar, com 2.186 reclamações, e empresas de telefonia móvel em terceiro, com 1.794 reclamações.

Desde 2020 o setor de comércio eletrônico passou a configurar o primeiro lugar dos segmentos com mais reclamações do Procon Campinas. O período corresponde ao mesmo tempo da pandemia de coronavirus quando houve um crescimento nas compras de forma online. Em 2020 foram 3.206 reclamações. 

Veja o ranking de segmentos mais reclamados em 2021: 

– Comércio eletrônico: 2.611 reclamações
– Bancos: 2.186 reclamações
– Telefonia móvel: 1.794 reclamações
– Financeiras: 1.422 reclamações
– Cartão de crédito: 1.337 reclamações
– Provedores de internet: 1.207 reclamações
– Magazines: 964 reclamações
– Energia elétrica: 630 reclamações
– Seguradora: 566 reclamações
– Escolas privadas: 564 reclamações


ATENDIMENTOS 

Segundo o levantamento, foram 103.887 atendimentos realizados no total pelo órgão, sendo 44% por telefone, 29% por meios digitais, 25% presencialmente e 2% de atendimento no cartório do Procon (também pessoalmente). 

No ano passado, o Procon inaugurou uma unidade de atendimento no Paço Municipal, de um posto de atendimento em plantão no CIC – Vida Nova. O órgão também retomou as audiências que estavam suspensas em razão da pandemia de covid-19.

Todos os endereços e horários de atendimento do Procon Campinas podem ser consultados no link: procon.campinas.sp.gov.br/atendimento.