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Região atrai investidores do mercado de luxo

Com crescimento de 9% ao ano, este nicho atende a um público que exige produto com valor agregado e atendimento diferenciado

Ele deixou sua carreira de executivo com passagem por grandes bancos, em São Paulo, e juntou-se a outros dois empreendedores para investir em um negócio voltado para as classes A e B em Campinas, o Empório Gourmet Mr. Beer.

Mas antes de inaugurar as duas unidades em março, uma no Taquaral e outra em Barão Geraldo, Daniel Hirayama fez um estudo sobre o mercado regional a partir de dados disponíveis do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). A conclusão foi que o crescimento da região ainda vai atrair muitos empreendimentos e um grande público de alto poder aquisitivo.

“Decidimos investir atraídos pela oportunidade”, afirma Daniel, que é estatístico e está acostumado a avaliar números e probabilidades. De acordo com dados da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), o mercado de luxo cresce 9% ao ano na região. A expectativa de Daniel é obter retorno do seu investimento em 24 meses.

Há três anos no mercado, a franquia Mr. Beer possui 28 lojas em cinco estados diferentes, a maior parte instalada em forma de quiosque dentro de shoppings. A cervejaria oferece cerca de 200 rótulos diferentes – entre importados e cervejas brasileiras artesanais -, além de produtos exclusivos como copos, baldes e diversas opções de presentes.

Muito além do produto

Segundo Daniel, que é campineiro e estava há 17 anos em São Paulo, a cervejaria atende o consumidor das classes A e B. “Ele não quer somente o produto, mas também o serviço. Por isso nós vendemos um pouco da história de cada cerveja, porque nosso público espera este valor agregado”, diz Daniel. Para prestar atendimento diferenciado, os funcionários passaram por treinamento de dez dias em São Paulo. “Hoje há uma migração da pirâmide socioeconômica, onde a classe B sobe para a classe A, da mesma forma que há um movimento mais na base da pirâmide.”

Inaugurada em fevereiro em Campinas, no Shopping Iguatemi, a relojoaria de alto luxo Lafith é o resultado da mesma conclusão do seu sócio-empreendedor: o mercado de luxo em Campinas e região está aquecido e tem boas perspectivas de crescimento. A loja vai comercializar as melhores marcas do mundo, entre elas Rolex, cuja concessão para venda na região ele já detinha há dez anos.

Foco no consumidor

Segundo o porta-voz da Lafith, os primeiros sete anos de concessão da Rolex tiveram demanda estável em Campinas, mas nos últimos três anos a venda cresceu de 25% a 30% ao ano. Este aumento motivou o investimento em uma loja focada neste consumidor de alto luxo. “Nós estamos próximos a São Paulo, onde é possível comprar a marca, mas nosso cliente pode evitar a violência e o trânsito da capital, além de ter um atendimento diferenciado. Por tudo isso precisamos incentivar para que este mercado cresça cada vez mais.”

Fonte: Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Araceli Avelleda – (19) 3775-5560
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