Planejar os negócios em função das principais datas comerciais do primeiro semestre de 2024 pode ajudar a atrair clientela e aumentar as vendas
Planejar os negócios em função das principais datas comerciais do primeiro semestre de 2024 pode ajudar a atrair clientela e aumentar as vendas.
Confira nessa matéria dicas para cada mês a fim de preparar o empreendedor para vender mais.
Veja o calendário comercial do 1º semestre
Confira a seguir:
As empresas devem aproveitar o período para trabalhar ações de liquidação, “desovando” os produtos remanescentes da Black Friday e do Natal, que ficaram parados nas prateleiras. No primeiro mês do ano, as papelarias, por exemplo, podem ser beneficiadas com a volta às aulas. O comércio deve aproveitar janeiro para fazer promoções especiais para o Dia do Cabeleireiro (19) e, ainda, o Dia do Farmacêutico (29).
O Carnaval, de 10 a 13 de fevereiro, é uma das datas comemorativas essenciais para empresas de turismo, lojas de artigos de festa e negócios de fantasias. Como é um período de sazonalidade forte, essa pode ser uma boa oportunidade para fazer queimas de estoque e aumentar o faturamento do negócio já no início do ano.
Outra data será o Valentine’s Day – ou Dia de São Valentim (14) –, em que se celebra a união amorosa em muitas partes do mundo, têm se tornado tendência no Brasil.
Logo no início do mês, no dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Aqui, ações e estratégias pensadas especialmente para a data são bem-vindas. Outra ocasião relevante do mês é o Dia do Consumidor (15).
Ainda no mês de março, é comemorado o Dia de São Patrício – ou St. Patrick’s Day (17) –, festa da cultura irlandesa associada à cerveja.
No final do mês será comemorado a Páscoa, dia 31, que é uma das melhores datas do calendário comercial para o setor de chocolates, bombons, produtos artesanais e itens personalizados.
Ovos de páscoa, doces em geral, vinhos, colombas e bacalhau são alguns dos vários produtos sazonais em alta e que podem render um dos meses de maior faturamento do ano para quem empreende neste nicho.
No dia 14, comemora-se o Dia do Café, bebida que sempre foi paixão nacional. Casas e lojas que comercializam diferentes tipos de grãos podem pensar em alguma ação especial. Há ainda o feriado de Tiradentes, no dia 21, que cairá numa sexta-feira – e as pessoas devem aproveitar o momento para viajar.
Além do Dia do Trabalhador (1º), que cairá numa segunda-feira, estimulando o setor de turismo, no mês ainda há outra data de grande impacto para o comércio: o Dia das Mães. Levando em consideração a mudança dos hábitos de consumo do cliente, a experiência de um atendimento diferenciado e de qualidade é fundamental para atrair público e garantir vendas. De acordo com o histórico de sondagens da FecomercioSP, itens de vestuário, calçados e acessórios são os preferidos na hora de presentar as mães, seguidos por perfumes, cosméticos e eletrodomésticos.
O varejo também pode aproveitar o Star Wars Day (4), o Dia do Orgulho Geek (25) e, por que não, uma ação especial para o Dia do Hambúrguer (28)?
Em junho, celebra-se o Dia dos Namorados (12). A data é uma das responsáveis por manter aquecido o setor de comércio e serviços. Neste mês, ainda se comemoram os dias do Tenista (9), do Enxadrista (12), do Karatê (17), do Skate (21), do Atleta Olímpico (23) e do Vôlei (27).
Ah, e encerrando o primeiro semestre deste ano, temos as esperdas e tradicionais festas juninas, que duram o mês inteiro!
Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.
=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher o formulário ao final da página.