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Saiba quais são os quatro erros fatais que afastam a clientela de seu estabelecimento

No mês em que é comemorado o Dia do Consumidor, conheça os erros mais graves dos vendedores

Faz parte da rotina dos profissionais de vendas a tarefa de atrair a atenção dos consumidores. No entanto, nem sempre as coisas correm como o planejado e os clientes acabam se afastando da empresa, seja uma loja ou prestadora de serviço.

“Trabalhar com pessoas exige delicadeza e algumas medidas e cuidados são essenciais para obter sucesso na área. Para vender é preciso ir muito além de uma conversa superficial”, ensina Mário Rodrigues, diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).

A seguir, o especialista enumera os quatro erros mais comuns – e fatais – cometidos pelos vendedores, indicando o que fazer para evitar cada um deles:

1) Falta de empatia

É um grande problema. Crie identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem possui algo em comum com elas.

2) Não seja muito invasivo

Pergunte, mas também saiba ouvir. Fuja do monólogo, busque sempre o diálogo e nunca se esqueça de que cautela é essencial. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus problemas. Lembre-se que o vendedor é um solucionador e ajuda quem o procura a suprir necessidades e realizar sonhos.

3) Fuja dos clichês

Utilizados pelos vendedores, ao contrário do sucesso, jargões, exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação. A sinceridade é muito mais bem vista e aceita pelos clientes do que uma simpatia exagerada, que soa como falsidade. Portanto, saiba usá-la moderadamente.

4) Despreparo e insegurança

Atrapalham a credibilidade do profissional.  Estude sempre e busque profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e os mercados nos quais estão inseridos, participe de palestras e cursos preparatórios, leia obras importantes na área e fique antenado às tendências e acontecimentos.

Fonte: Empreendedor.com