Instituição alcança 25 milhões de atendimentos em 2025 e comemora alto índice de satisfação entre empreendedores
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) comemora 53 anos de história neste mês de julho promovendo o fortalecimento dos pequenos negócios no Brasil. A instituição celebra um marco expressivo: 25 milhões de atendimentos realizados apenas no primeiro semestre de 2025, com um índice de 87,9 pontos no Net Promoter Score (NPS), considerado de excelência em satisfação e lealdade do cliente.
De acordo com dados da Receita Federal, entre janeiro e maio de 2025 foram abertos 2,21 milhões de pequenos negócios, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP). O número representa quase 98% das novas empresas no país e é 24,9% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior.
“Mais do que comemorar o aniversário do Sebrae, estamos celebrando o fortalecimento do empreendedorismo no país. Estamos falando de empreendedores e empreendedoras resilientes, criativos e incansáveis. A missão do Sebrae é fomentar empregos, renda e inclusão”, destaca Décio Lima, presidente do Sebrae Nacional.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), analisados pelo Sebrae, reforçam a importância dos pequenos negócios na geração de empregos formais. De janeiro a maio deste ano, as micro e pequenas empresas contrataram 635.771 pessoas, o equivalente a 60,5% do total de novas contratações em todo o país.
O Sebrae também tem atuado como parceiro estratégico na transformação digital dos pequenos negócios. Em 2025, 76% dos empreendedores já utilizam computadores e 98% têm acesso à internet, demonstrando um avanço significativo na digitalização do setor.
Somente em 2024, o Sebrae atingiu a marca de 60 milhões de atendimentos. Agora, com 25 milhões de atendimentos somente no primeiro semestre de 2025, a instituição se consolida como uma aliada essencial de quem deseja empreender ou expandir seu negócio.
O índice de 87,9 pontos no NPS reforça o reconhecimento dos usuários quanto à qualidade do atendimento oferecido pela instituição.
Com foco em empreendedorismo inclusivo, o Sebrae também atua em projetos como o Pró-Catadores, iniciativa federal voltada à geração de renda e dignidade para trabalhadores da reciclagem. O projeto, já presente em 17 estados brasileiros, tem como meta atender 6.770 catadores e 335 cooperativas.
Outro destaque em 2025 foi o reconhecimento da Marca Sebrae como uma das mais valiosas do Brasil, avaliada em R$ 33,9 bilhões. O levantamento, feito pelo Instituto Ipsos, entrevistou 6 mil empreendedores em todas as regiões do país para avaliar o impacto da marca no desempenho dos negócios.
“Esse reconhecimento é de todo o Sistema Sebrae, de norte a sul. Estamos comemorando, mas também renovando nosso compromisso de fazer ainda mais pelos empreendedores”, reforça Décio Lima.
Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.
=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher o formulário ao final da página.