Home  > Notícias do Varejo  > Sebrae: entenda a importância da eficiência energética para sua empresa

Sebrae: entenda a importância da eficiência energética para sua empresa

Saiba como aprimorar os seus resultados empresariais, desenvolver o uso de energia de forma consciente e colaborar com o meio ambiente.

O conceito de
empresas sustentáveis tem se tornado cada vez mais frequente no mercado de trabalho. E a expansão desse conceito é muito importante, se for levado em consideração que boa parte dos empreendimentos utilizam-se de recursos naturais para conseguir manter o seu negócio em pleno funcionamento.

Um dos grandes aliados neste tema é a eficiência energética, que objetiva manter o mesmo ritmo de produção de uma empresa, ou até mesmo aumentá-la, mas com o mínimo gasto de energia possível.

Para os empreendedores, esse tema é significativo não só por contribuir com o meio ambiente, afinal de contas, ele terá resultados significativos muito além das finanças, mas também na otimização de investimentos.

Para te ajudar a saber quais aparelhos elétricos são mais eficientes que outros (cumprem a mesma função, mas de forma otimizada), o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) criou um selo para ser colocado nos aparelhos. Assim, fica mais fácil identificar na hora da aquisição.

Entretanto, há ainda uma parte da eficiência energética que está diretamente relacionada ao consumo. Por exemplo, desligar dispositivos que estão fora de uso, tomar banhos mais curtos, manter portas e janelas fechadas em ambientes com ar-condicionado são escolhas eficientes.

Quais são as vantagens para a minha empresa?

De modo geral, a eficiência energética elimina custos financeiros, aumenta a produtividade da sua empresa e traz uma série de benefícios ao meio ambiente com a redução da emissão de poluentes na atmosfera. Quer entender melhor sobre como adquirir essas vantagens? Acompanhe o quadro abaixo, com ações e vantagens:

Benefícios da Eficiência Energética

Ação

• Modernização de equipamentos

Avalie se os equipamentos necessitam de substituição, pois equipamentos mais eficientes melhoram a capacidade de produção e reduzem o consumo de energia

• Correção do fator potência ou energia reativa excedente

Ao monitorar essas duas grandezas, você terá mais visibilidade sobre os riscos de multa da distribuidora e como evitá-las.

• Medições setoriais

Quanto cada setor da sua empresa gasta? Essa resposta vai te ajudar a encontrar soluções mais eficientes e onde é preciso economizar.

• Sistema de gerenciamento de energia

E que tal se houvesse um software de gestão para cuidar da energia da sua empresa? Com os dados, você pode fazer um diagnóstico que possibilite um planejamento de eficiência.

Veja medidas práticas para redução de custos:

• Troque as lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED;
  • Aproveite mais a luz do dia;
  • Instale interruptores independentes e com baixo custo;
  • Apague a luz dos cômodos sem utilização (copa, banheiro etc.);
  • Avalie o retrofit de motores e sistemas de ar-condicionado ou refrigeração; e
  • Se possível, monitore em tempo real o fator de potência – índice que relaciona a energia ativa e reativa de uma instalação elétrica.

Fonte: SebraeSP

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook  e  Instagram