Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista orienta sobre Paralisação Geral desta sexta-feira, 28

SindiVarejista orienta sobre Paralisação Geral desta sexta-feira, 28

O SindiVarejista de Campinas e Região orienta seus associados do comércio a funcionarem normalmente nesta sexta-feira, dia 28 de abril, data em que está prevista uma paralisação geral nacional contra as reformas Trabalhista e da Previdência. A entidade reforça que entende o direito da população de se manifestar, porém é contrária ao impedimento de quem quiser trabalhar normalmente neste dia. O SindiVarejista ainda ressalta que os comerciantes devem ficar atentos às movimentações no entorno de seus estabelecimentos a fim de evitar conflitos com manifestantes ou até mesmo ato de vandalismo. É importante lembrar que toda a área central estará sendo monitorada pelas forças policiares.

É importante esclarecer também que o que irá acontecer nesta sexta-feira, é uma paralisação, e não greve. A greve pressupõe alguns pré-requisitos previsto na Lei de Greve, n° 7.783. Dentre eles, a realização de uma assembleia, previamente, da categoria do comércio e a comunicação formal também antecedente ao empregador. No entanto, como não houve esses procedimentos previsto em lei, não se configuraria em greve. Por isso é importante ressaltar que trabalhadores do comércio que se ausentarem dos empregos, nesta sexta-feira (28), poderão ter o dia de trabalho descontado na folha de pagamento. Já, se a empresa liberar os funcionários ou fechar, ela não tem direito de cobrar esse dia de trabalho aos funcionários.

O SindiVarejista orienta as empresas a avisarem previamente aos colaboradores sobre seu posicionamento. Em caso de serviços de transporte público afetado pela paralisação, o SindiVarejista, recomenda que o empregador procure alternativas para assegurar que seu colaborador chegue até o local de trabalho. Para quem se desloca no seu próprio veículo, mora muito próximo à empresa, ou utiliza o transporte cedido pela mesma, não há motivos para não comparecer ao trabalho.