Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista sedia encontro da Coordenadoria Sindical Leste

SindiVarejista sedia encontro da Coordenadoria Sindical Leste

Sanae em reunião da Coordenaria Leste no SindiVarejista/Adriano Rosa

O SindiVarejista sediou na manhã da última terça-feira (15) o encontro dos empresários do Leste paulista (Coordenadoria Sindical Leste – CSL). Ao todo, representantes de 15 sindicatos da região se reuniram em Campinas. A reunião foi coordenada pela presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que também é coordenadora da CSL, e também pelo superintendente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), Antonio Carlos Borges.

O principal assunto do encontro foi a Lei Geral que regulamenta, em cada município, a aplicação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. O objetivo foi debater as necessidades do empresariado regional, avaliar o status de implantação da Lei Geral e elaborar propostas para aprimorar o dispositivo, que busca à desburocratização do ambiente de negócios.

Durante o encontro a assessoria econômica da Federação apresentou os dados locais sobre faturamento do varejo e emprego, e falou sobre as perspectivas econômicas para a região de Campinas, que assim como o resto do país, não são nada animadoras.

Também durante a reunião foi apresentado a proposta da organização não governamental, sem fins lucrativos, “Observatório Social do Brasil”, que busca disseminar uma metodologia padronizada para a criação e atuação de uma rede de organizações democráticas e apartidárias do terceiro setor. A Rede OSB é formada por voluntários engajados na causa da justiça social e contribui para a melhoria da gestão pública. Ou seja, a organização monitora as compras públicas em nível municipal, desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos. A rede também atua na educação fiscal e na inserção da micro e pequena empresa nos processos licitatórios.

Reunião da Coordenadoria Sindical Leste em Campinas
Reunião da Coordenadoria Sindical Leste em Campinas/Adriano Rosa

Composição da Coordenadoria Sindical Leste

Sindicato do Comércio Varejista de Americana e Região; Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara; Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região; Sindicato do Comércio Varejista de Itapira; Sindicato do Comércio Varejista de Limeira; Sindicato do Comércio Varejista de Matão; Sindicato do Comércio Varejista de Mogi Mirim; Sindicato do Comércio Varejista do Município de Mogi-Guaçu; Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba; Sindicato do Comércio Varejista de Pirassununga; Sindicato do Comércio Varejista de Rio Claro; Sindicato do Comércio Varejista de São Carlos; Sindicato do Comércio Varejista de São João da Boa Vista; Sindicato do Comércio Varejista do Município de São José do Rio Pardo; Sindicato do Comércio Varejista de Feirantes e Vendedores Ambulantes de Campinas; Sindicato dos Lojistas do Comércio de Campinas e Região.