Home  > Notícias do Varejo  > Sistema de energia solar pode ser uma alternativa para o varejo

Sistema de energia solar pode ser uma alternativa para o varejo

O tema é destaque da 5ª e última matéria da série sobre redução energética, elaborada pelo SindiVarejista, com o propósito de ajudar você, a economizar

Novas fontes de energia elétrica são estudadas em todo o mundo para garantir um sistema mais eficiente, econômico e sustentável. E é isso que aborda a quinta e última matéria da série sobre eficiência energética, elaborada pelo SindiVarejista, com o propósito de ajudar você, comerciante, a economizar.

Uma das alternativas proposta por especialistas hoje é o sistema fotovoltaico, que converte a luz solar em eletricidade, uma medida que pode ser válida para empresas de pequeno, médio e grande porte.

Segundo o engenheiro eletricista Evandro Romanini, consultor do SindiVarejista e que colaborou com a produção desta série, os investimentos podem ser altos, mas trazem retornos interessantes a médio prazo.
Resoluções de 2012 determinam que haja uma compensação pela energia excedente que o sistema fotovoltaico produzir e que não for necessariamente usada no estabelecimento.

O especialista explica que essa “sobra” de energia será injetada na rede da distribuidora, que terá que proporcionar créditos equivalentes a essa produção que serão descontados na conta de luz e validade de 36 meses.

“Os créditos que forem gerados também poderão ser utilizados em outro edifício, desde que também seja da mesma propriedade”, afirma Romanini.

O sistema é muito comum em residências, principalmente em empreendimentos mais novos e voltados a sustentabilidade.

No ano passado, a rede de supermercados americana Walmart anunciou a instalação de painéis fotovoltaicos em 27 de suas 50 lojas no estado americano de Massachusetts. Juntos, os painéis fotovoltaicos produzem 10,5 megawatts de energia – o suficiente para suprir o consumo energético de 2.600 residências.

Na rede de supermercado, porém, a energia solar deve representar de 10% a 15% do consumo total de energia. Embora pareça pouco, a redução significa a economia de US$ 31 milhões de dólares. A corporação já tinha aderido a tecnologia solar em outros estados norte-americanos. No total, a Walmart possui atualmente a capacidade de produção de 50 megawatts de energia. Não há uma previsão para que a mesma iniciativa seja aplicada no Brasil.

Como é?

Esse sistema de geração de energia é composto por placas fotovoltaicas (painéis compostos por células solares que captam, em geral, a luz do sol). Romanini explica que os painéis são conectados entre si, conforme necessidade de instalação. Cada placa pesa, em média 20 quilos.

Para esse sistema é necessária a instalação de um inversor que irá converter a energia gerada pelas placas de corrente contínua para corrente alternada.

“O sistema é modular é poderá ser ampliado à medida que as necessidades de energia aumentem no estabelecimento”, afirma.

Investimento

O investimento pode variar de acordo com a necessidade de casa empresa. O retorno, contudo, ocorre em cinco ou seis anos após a implantação do sistema.

Um projeto de 2 kWp (oito placas no telhado) pode gerar em torno de 200 a 300 kWh/mês, um consumo, por exemplo, de uma casa de classe média onde moram quatro pessoas. Já um supermercado de médio porte, que tenha entre seis e 10 caixas de atendimento, consome de 2.000 a 3.000 kwh/mês. O custo de cada kWp instalado (placas, inversores, proteção e instalação) está na ordem de R$ 8 mil. A vida útil deste sistema é de, em média, 25 anos.

No começo deste ano o governo anunciou que estuda financia a produção de energia em casas e no comércio. A intenção era a criação de uma linha de crédito para financiar a compra de equipamentos (painéis) que produzem energia nas casas e no comércio, a chamada microgeração. Leia mais aqui.

Confira abaixo todas as matérias da série sobre redução de energia no Comércio produzidas pelo SindiVarejista:


Especialista em energia dá dicas de como economizar no comércio

Redução de energia no comércio deve envolver funcionários

Conta de luz pode ser adequada à demanda de cada empresa


Troca de equipamentos deve ser feita de modo a reduzir energia

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br