A iniciativa integra uma rede internacional de cidades que promovem a cultura da paz
A Prefeitura de Campinas realizou na tarde da última sexta-feira, 11 de julho, a 34ª edição da tradicional Solenidade do Sino da Paz, na escadaria principal do Paço Municipal. O evento presta homenagem às cidades japonesas bombardeadas durante a Segunda Guerra Mundial, com destaque para Gifu, cidade-irmã de Campinas desde 1982. A cerimônia contou com a presença do prefeito Dário Saadi, da presidente do SindiVarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, além de autoridades locais e representantes da comunidade nipônica.
A iniciativa integra uma rede internacional de cidades que promovem a cultura da paz. No mesmo dia, mais de 300 cidades ao redor do mundo também tocaram seus sinos como um gesto simbólico de pedido por paz. Em Campinas, a organização ficou a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Cooperação Internacional.
Durante o ato, o prefeito Dário Saadi destacou a importância de valorizar a paz no cotidiano. “Muitas vezes esquecemos de celebrar algo simples, mas essencial: a paz. Somos privilegiados em viver em um país pacífico e, com o apoio da valorosa comunidade japonesa, seguimos trabalhando por um futuro melhor”, afirmou.
A presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito, que também participou do ato ao lado do prefeito, reforçou a importância da união entre os povos. “Este é um momento de profunda reflexão e de reforço aos laços que unem Campinas à cultura e aos valores japoneses, sobretudo à cidade de Gifu, com quem compartilhamos laços históricos e afetivos duradouros”, declarou.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi, destacou que o evento reafirma o compromisso de cooperação entre as cidades. “Tocar esse sino simboliza o desejo mútuo de desenvolvimento, união e prosperidade. Celebramos aqui a duradoura amizade entre o Brasil e o Japão”, disse.
Durante todo o dia, o evento contou com barracas de gastronomia típica japonesa, venda de artesanato, apresentações artísticas e musicais que valorizaram a cultura nipônica. Ao final da cerimônia, autoridades e convidados tocaram o Sino da Paz Celestial, marcando o encerramento do ato simbólico.
Participaram ainda do evento o vereador Luís Yabiku, representando a Câmara Municipal e o Conselho Deliberativo do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas, e a representante de relações internacionais de Gifu, Mina Matino.
Desde 1982, Campinas e Gifu mantêm relações institucionais e culturais como cidades-irmãs, consolidando uma parceria histórica. Em 1º de julho de 1988, Gifu declarou-se oficialmente “cidade da paz”, por meio de uma resolução municipal, e desde então compartilha essa comemoração com suas cidades-irmãs ao redor do mundo.
A Solenidade do Sino da Paz é realizada anualmente em Campinas há mais de 30 anos, com o propósito de manter viva a memória das tragédias da guerra e incentivar valores como respeito, empatia e convivência pacífica entre os povos.
Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.
=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher o formulário ao final da página.