Home  > Notícias do Varejo  > Supermercados e drive-thru poderão funcionar só até as 20h em Campinas

Supermercados e drive-thru poderão funcionar só até as 20h em Campinas

Os supermercados e mercados de Campinas terão que fechar mais cedo a partir da próxima quinta-feira (18). Esses estabelecimentos só poderão funcionar até as 20h. A medida foi anunciada nesta terça-feira (16) pelo prefeito Dário Saadi por causa do aumento de casos do coronavírus na cidade. A medida valerá até o dia 30 de março e deve ser seguido também pelo serviço de drive-thru. Com a mudança o horário de funcionamento poderá ocorrer entre 5h e 20h.

Além dos supermercados, esse horário deve ser seguido por padarias e lojas de conveniências.

O SindiVarejista orienta as redes de supermercados a incentivarem o drive-thru entre os clientes para diminuir a circulação de pessoas no interior dos estabelecimentos e também reduzir o fluxo nas vias públicas. Vale destacar que o serviço de delivery pode seguir normalmente.

Vale lembrar também que junto com a proibição de funcionamento dos supermercados após às 20h, o Município decretou o toque de recolher e informou que a Polícia Militar e a Guarda Municipal irão abordar quem estiver circulando na rua após esse horário. Por isso, outra orientação do SindiVarejista ao setor, é alertar os funcionários que irão trabalhar até esse horário, em caso de abordagem policial na rua, ao voltarem para casa, apresentarem o crachá da empresa.

Com o decreto, que será publicado nesta quinta-feira, 18 de março, a Prefeitura também aumenta as penalidades de quem descumprir as medidas da Fase Emergencial e o toque de recolher.

Os estabelecimentos que descumprirem as medidas adotadas pelo município serão penalizados com multa de R$ 3.030,88 (o dobro do valor cobrado hoje, que é de 400 UFICS, R$ 1.515,44). O estabelecimento será lacrado e o responsável será levado à delegacia por descumprimento ao artigo 268 do Código Penal.

O secretário de Justiça, Peter Panutto, esclareceu que o Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que todos os entes – governos federal, estaduais e municipais – podem e devem promover ações de combate à pandemia. “Quando direitos fundamentais estão em choque é nosso dever priorizar o bem maior que é a vida.”

Panutto explicou, ainda, que embora as restrições sejam mais rigorosas neste momento ainda, não se trata de um lockdown. “As medidas publicadas no Diário Oficial de sábado, como proibição de cultos e fechamento de parques, permanecem. Ampliamos agora com o toque de recolher para que as pessoas circulem menos e com isso a contaminação diminua”, completou.

O prefeito também lembrou que a mudança em Campinas que implica o fechamento dos estabelecimentos após as 20h não vai implicar em redução das linhas de ônibus na cidade que permanece como esta.

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias (Newsletter). Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook  Instagram e Linkedin