Com apoio de empresas do comércio, projeto beneficiou quase 4 mil pessoas ao longo de 2015, por meio de 52 instituições. Conheça mais sobre o trabalho realizado pelo SESC.
O SindiVarejista agradece o apoio e empenho de empresários do setor com o importante projeto Mesa Brasil, do SESC Campinas. Ao longo de deste ano, sete empresas varejistas num total de 14 lojas, representados pelo sindicato, contribuíram de forma significativa com esse projeto.
Desde a implantação do Mesa Brasil Sesc Campinas, em junho de 2011, foram arrecadados 1,03 milhão de quilos de alimentos. Já de novembro de 2014 a novembro de 2015, esse número chegou a 246,4 mil quilos. No total são 52 instituições sociais atendidas e 3,9 mil pessoas assistidas no programa.
O que é o Mesa Brasil?
Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial (para venda), mas que podem compor a refeição de muitas pessoas. O Mesa Brasil faz esse processo de distribuição desses alimentos para entidades, especialmente.
Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.
Hoje, após 20 anos, a iniciativa atende 42 municípios paulistas – incluindo Campinas – e arrecada 3,5 milhões de quilos de alimentos por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 143 mil pessoas atendidas em 730 instituições sociais.
Nosso agradecimento especial às empresas varejistas que contribuíram com esse trabalho:
Conheça mais sobre o projeto Mesa Brasil
Participe você também
Interessados em se tornar uma empresa parceira do Mesa, entre em contato com o SESC Campinas.
Lilian Maria Da Rocha
Tel.: +55 (19) 3737-1553
lilianrocha@campinas.sescsp.org.br
Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br