Home  > Notícias do Varejo  > “Varejista do bem”: agradecemos a todos que contribuíram com o Mesa Brasil

“Varejista do bem”: agradecemos a todos que contribuíram com o Mesa Brasil

Com apoio de empresas do comércio, projeto beneficiou quase 4 mil pessoas ao longo de 2015, por meio de 52 instituições. Conheça mais sobre o trabalho realizado pelo SESC.

O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício. Seu objetivo é contribuir para a promoção da cidadania e a melhoria da qualidade de vida de pessoas em situação de pobreza, em uma perspectiva de inclusão social.

O SindiVarejista agradece o apoio e empenho de empresários do setor com o importante projeto Mesa Brasil, do SESC Campinas. Ao longo de deste ano, sete empresas varejistas num total de 14 lojas, representados pelo sindicato, contribuíram de forma significativa com esse projeto.

Desde a implantação do Mesa Brasil Sesc Campinas, em junho de 2011, foram arrecadados 1,03 milhão de quilos de alimentos. Já de novembro de 2014 a novembro de 2015, esse número chegou a 246,4 mil quilos.  No total são 52 instituições sociais atendidas e 3,9 mil pessoas assistidas no programa.

O que é o Mesa Brasil?

Diariamente, toneladas de frutas, verduras, legumes e demais alimentos não utilizados ou vendidos em locais como feiras, padarias, supermercados, indústrias, centrais de abastecimento e restaurantes vão parar no lixo. São produtos in natura ou industrializados que não têm valor comercial (para venda), mas que podem compor a refeição de muitas pessoas. O Mesa Brasil faz esse processo de distribuição desses alimentos para entidades, especialmente.

Criado em São Paulo em 1994 e, desde 2003, presente em todo o país, o programa funciona como uma rede de combate à fome, ao desperdício e à má distribuição de alimentos. Por meio da coleta e da distribuição urbana, a iniciativa doa alimentos que seriam descartados para localidades onde fazem a diferença.

Hoje, após 20 anos, a iniciativa atende 42 municípios paulistas – incluindo Campinas – e arrecada 3,5 milhões de quilos de alimentos por ano. Estes alimentos complementam as refeições servidas a 143 mil pessoas atendidas em 730 instituições sociais.

Nosso agradecimento especial às empresas varejistas que contribuíram com esse trabalho:

• Atacadão – Dom Pedro
  • Atacadão – Dunlop
  • Atacadão – Jardim Yeda
  • Enxuto Supermercados – Campinas
  • Higa Atacado
  • Supermercados Pague Menos – Loja 10
  • Supermercados Pague Menos – Loja 13
  • Supermercados Pague Menos – Loja 15
  • Supermercados Pague Menos – Loja 16
  • Supermercados Pague Menos – Loja 18
  • Dia Brasil Sociedade Ltda
  • Extra Hipermercado Amoreiras
  • Pão de Açúcar – Castelo
  • Pão de Açúcar – Parque Prado

Conheça mais sobre o projeto Mesa Brasil

Participe você também

Interessados em se tornar uma empresa parceira do Mesa, entre em contato com o SESC Campinas.

Lilian Maria Da Rocha
Tel.: +55 (19) 3737-1553
lilianrocha@campinas.sescsp.org.br

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)