No começo deste mês o especialista em facilitação de processos criativos, Igor Drudi, fez uma palestra sobre o uso da “Inteligência Artificial no Varejo” que lutou o salão Vermelho da Prefeitura de Campinas (veja aqui). A apresentação aconteceu na abertura do programa Loja do Futuro que o SindiVarejista trouxe para Campinas em parceria com o […]
No começo deste mês o especialista em facilitação de processos criativos, Igor Drudi, fez uma palestra sobre o uso da “Inteligência Artificial no Varejo” que lutou o salão Vermelho da Prefeitura de Campinas (veja aqui). A apresentação aconteceu na abertura do programa Loja do Futuro que o SindiVarejista trouxe para Campinas em parceria com o Sebrae e com a FecomercioSP.
Na palestra o especialista trouxe pontos extremamente importantes sobre a Inteligência Artificial (IA) no varejo. A iniciativa tem a intenção de capacitar empresários do varejo para modernizar a gestão, aumentar a competitividade, digitalizar canais de vendas e estimular acesso a novos mercados.
“Você precisa aprender a se comunicar melhor para tirar melhor proveito das inteligências artificiais”, afirmou Igor na apresentação. Ele trouxe alguns pontos de extrema importância para que o empresário possa utilizar a Inteliência Artificial em seu dia a dia:
✅️ Formular melhores perguntas.
✅️ Contextualizar bem as suas demandas.
✅️ Ser claro e específico nos seus pedidos.
✅️ Dar senso de propósito e de objetivos.
“Pecamos nisso na vida real, impactando em muitos ruídos nos nossos relacionamentos e nos nossos resultados. A inteligência artificial na mão de quem tem dificuldade em se comunicar, é o mesmo que dar um carro para quem não sabe dirigir”, afirmou.
Abaixo, listamos 7 exemplos de uso da inteligência artificial no varejo e como utilizá-la:
Um dos principais pontos em que a inteligência artificial pode auxiliar o varejo envolve a automação de processos.
Com ela, tarefas como processamento de pedidos, gestão do estoque e diversas outras atividades deixarão de demandar a ajuda de um profissional.
Todos os processos repetitivos, que normalmente seriam feitos por um ser humano, podem ser executados por uma ferramenta de inteligência artificial devidamente treinada.
Isso libera o profissional para atividades mais estratégicas, permitindo que ele tenha tempo para se dedicar à otimização de resultados, por exemplo.
Essa estratégia favorece a redução de custos, a melhoria da produtividade e a possibilidade de escalar os resultados.
Perceba que a ideia por trás do uso da inteligência artificial no varejo não é substituir o ser humano, mas criar uma parceria entre ambos.
Os chatbots já são uma realidade dos negócios de diferentes ramos. Inclusive, esse tipo de recurso já é aceito pelos clientes, visto que a pesquisa da Zendesk mostrou que 74% deles entende que a IA melhora a eficiência do atendimento.
Isso porque, quando bem criados, treinados e executados, os bots propiciam a conversa, entre máquina e ser humano, em linguagem natural.
Muito diferente de um chatbot comum, um chatbot com IA consegue compreender de maneira muito mais profunda o texto escrito pelo usuário.
Assim, pode dar respostas únicas, conforme a questão apresentada, oferecendo a personalização de produtos e serviços e até fazendo recomendações inteligentes no varejo.
A inteligência artificial no varejo também entrega bons resultados na etapa de análise de dados para tomada de decisões.
Vivemos em uma realidade na qual geramos cada vez mais dados, dificultando a classificação e análise para a tomada de decisões.
Por outro lado, com o uso de IAs treinadas especificamente para este trabalho, você não terá problemas em analisar um grande volume de dados, de forma rápida, organizada e precisa.
Isso acontece porque as IAs são extremamente eficientes na identificação de padrões, tendências e insights relevantes para a tomada de decisão.
Em paralelo, a tecnologia organiza as informações de forma clara, facilitando o uso desses números no dia a dia da organização.
Uma IA pode ser utilizada para personalizar produtos e serviços conforme o público-alvo, compartilhando recomendações e até mesmo ajustando os preços com base no comportamento do cliente.
Utilizando-se de dados fornecidos pelo consumidor e de tecnologias como lead tracking, a inteligência artificial pode fornecer uma experiência muito mais relevante e criada sob medida para cada pessoa que interage com a marca.
Em outras palavras, a inteligência artificial no varejo consegue processar diferentes informações, como:
Isso aumenta as chances de oferecer um produto alinhado aos desejos do consumidor e, então, realizar a venda.
Ao longo deste artigo, citamos algumas vezes a impotência da boa experiência do cliente. E não há como negar que a IA tem um papel fundamental neste aspecto.
Soluções em IA fazem com que o consumidor precise gastar muito menos tempo esperando uma resposta da equipe de atendimento ou buscando por um produto, por exemplo.
Outra solução baseada na personalização de produtos e serviços a partir do uso de IA no varejo é a criação de vitrines online personalizadas, levando em conta o comportamento do visitante.
Assim como acontece com streamings como a Netflix, cada usuário tem sua página principal customizada. Elas são montadas de acordo com as preferências e o comportamento na plataforma. Algo muito semelhante pode ser realizado por meio da IA no varejo.
As inteligências artificiais possuem um grande poder de relacionar informações. Imagine, então, como isso poderia ser utilizado para recomendações de produtos.
Agora, considere que você consiga avaliar todas as compras que cada um dos seus clientes faz, conforme o tipo de produto, a quantidade, as datas e os horários de compras.
Tudo isso por intermédio de um sistema capaz de interpretar dados e recomendar exatamente aquilo que o cliente pode estar interessado, seja por e-mail ou mesmo na loja. Seria perfeito, não é mesmo? Hoje, isso já é possível!
Recomendações inteligentes no varejo são utilizadas por grandes redes, mas podem ser aplicadas em lojas menores. Tudo depende da escolha correta de tecnologia.
Identificar fraudes não é uma tarefa fácil, entretanto, é obrigatório para lojistas.
A boa notícia é que já existem diversos procedimentos anti-fraude que podem ser melhorados com a utilização da IA.
A inteligência artificial consegue identificar anomalias com muita facilidade e alertar rapidamente.
Imagine ter uma IA responsável por conferir todas as transações de sua empresa, pronta para alertá-lo de qualquer coisa que saia do controle. Ótimo, correto?
Está aí uma tarefa que dificilmente poderia ser executada por uma pessoa, em menos de um segundo, com é feita pela tecnologia.
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