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WhatsApp se torna um dos principais canais de vendas no varejo; veja como fazer

O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para pequenos e médios negócios

O WhatsApp, conhecido aplicativo de mensagens instantâneas, está desempenhando um papel fundamental nas vendas de pequenas empresas no Brasil. Segundo dados recentes, o WhatsApp se consolidou como o principal canal de vendas para essas empresas, oferecendo uma comunicação ágil, eficiente e clara com os clientes.

De acordo com o site The Drum, uma proporção significativa de adultos expressou sua insatisfação em relação às formas tradicionais de comunicação. Surpreendentes 54% da análise afirmam que consideram essas abordagens convencionais frustrantes e impressionantes 72% dos adultos acreditam que esperar para falar com um representante de uma empresa é uma perda de tempo.

A crescente utilização do WhatsApp como canal de vendas reflete a ampla adoção do aplicativo pelos brasileiros. Com mais de 165 milhões de usuários de internet no país, o Brasil é o segundo maior mercado do WhatsApp no mundo, atrás apenas da África do Sul. Segundo uma pesquisa realizada pela Mobile Time e Opinion Box chamada ‘Uso de Apps no Brasil’, o WhatsApp está presente na tela inicial de 55% dos smartphones brasileiros.

O uso em pequenos e médios negócios

O WhatsApp se tornou uma ferramenta essencial para pequenos e médios negócios, como evidenciado por uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O estudo revelou que 84% das empresas que vendem produtos ou serviços digitalmente utilizam amplamente o WhatsApp Isso demonstra que o aplicativo é amplamente adotado por empresas como um meio de interação e venda online.

Essas estatísticas representam uma mudança significativa na forma como as empresas se relacionam com seus clientes, deixando de lado as tradicionais filas e processos demorados. O WhatsApp oferece um canal de comunicação online, ágil, otimizado e eficiente, permitindo diálogos diretos e facilitando o atendimento ao cliente. Essa transformação digital tem contribuído para melhorar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas das empresas que adotam essa plataforma

Com mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais em todo o mundo, o WhatsApp se destaca como uma das plataformas de mensagens mais utilizadas globalmente, conforme estudos realizados pela Decode, uma empresa de big data analytics e inteligência de mercado.


VEJA 10 DICAS APRA VENDER MAIS PELO WHATSAPP

1 – Estabeleça uma presença profissional no seu WhatsApp

Ter um perfil comercial facilita o acesso de seus clientes a informações importantes sobre a sua empresa, como nome comercial, descrição, endereço, horário de atendimento e categoria. Você também pode criar um catálogo com seus produtos e serviços, e-mail comercial, links para o site e redes sociais para aumentar o engajamento dos clientes.

2 – Cause uma boa impressão logo no primeiro contato

O WhatsApp Business permite cadastrar mensagens automáticas de saudação e ausência. Cadastrar uma mensagem de saudação gera uma conexão inicial assim que um novo cliente entrar em contato com você.

Exemplo: Olá! Fico feliz em receber a sua mensagem! Como posso te ajudar?

É importante também cadastrar uma mensagem de ausência. Dessa forma você profissionaliza o seu negócio e evita que o cliente fique perdido sobre o horário de atendimento da sua empresa.

Exemplo: Olá! O nosso horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Recebi a sua mensagem e entrarei em contato no próximo dia útil.

3 – Seja efetivo na gestão de relacionamento com seus clientes

Com o WhatsApp Business você pode organizar as conversas através de etiquetas. Assim, você categoriza mensagens urgentes e consegue identificar os contatos com agilidade fazendo uma pesquisa mais eficiente das conversas. Você pode criar até 20 etiquetas e ter mais controle sobre o processo de venda conforme o seu negócio, tais como: “#Retornar para cliente”, “#Enviar proposta”, “#Pedidos urgentes”, “#Vendas efetivadas”.

4 – Tenha um fluxo de cadência no WhatsApp

Trabalhe com inteligência! Defina um plano sistematizado com uma série de interações, método de comunicação e modelos de mensagens a fim de aumentar as chances de contato com um cliente. Dessa forma, você não gera expetativas sobre a venda e não se torna um vendedor chato.

Exemplo de fluxo após o primeiro contato do cliente:

(1) Entender a necessidade do cliente antes de passar orçamento;
(2) Enviar proposta;
(3) Após 2 dias sem retorno do cliente, enviar uma mensagem perguntando se ele gostou da oferta e se tem alguma dúvida;
(4) Enviar depoimentos/fotos de clientes satisfeitos com o serviço/produto;
(5) Gerar escassez dizendo que a oferta/proposta é válida somente até determinado dia;
(6) Se o cliente não responder, agradeça o contato e diga que está à disposição para uma nova cotação;
(7) Encerrar o atendimento e colocar na etiqueta de clientes para contatar após 30 dias.

5 – Pratique o desapego no WhatsApp

As pessoas adoram comprar, mas não gostam de se sentir pressionados por vendedores. Os clientes gostam de sentir que estão no controle da situação. Por isso, é muito importante não demonstrar a sua ansiedade na hora de vender. Quando você perceber que o cliente não está dando muita atenção, faça uma última tentativa enviando o modelo de mensagem a seguir.

“Olá, Fulano.

Estou encerrando o meu atendimento, tentei alguns contatos, mas não tive o seu retorno. Se precisar de algo, estou à disposição! Infelizmente, a condição que te passei é válida somente nessa semana. Caso entre em contato novamente, não conseguirei manter o valor, condição ou bônus.”

A técnica do desapego é eficaz porque demonstra que você não está desesperado para vender – e as pessoas detestam ficar com o sentimento que estão perdendo ou deixando de ganhar algo.

6 – Use listas de transmissão

O WhatsApp Business permite a criação de diversas listas de transmissão, que tornam mais prático o envio de mensagens para vários contatos ao mesmo tempo. Essa função permite o compartilhamento de texto, áudio, foto ou vídeo para até 256 contatos de uma só vez, e ajuda bastante na divulgação de ações promocionais de produtos ou serviços. É importante ressaltar que a entrega da mensagem só será feita se o destinatário tiver o seu contato salvo no celular. Por isso, é importante, sempre que tiver em contato com o cliente, pedir para ele salvar o seu contato na agenda.

7 – Invista no seu negócio

Se você tem um volume grande de mensagens e precisa de vários celulares e pessoas para respondê-las, vale a pena investir em ferramentas que já tem a API do WhatsApp Business. Essas ferramentas permitem a integração do WhatsApp Business com outros sistemas, como softwares de gestão, chatbots e sistemas de controle. Na minha empresa (Fala Bancário) eu uso o Chatguru, Notificações Inteligentes e o Redrive.

8 – Não seja inoportuno

O fato de o cliente não responder na hora não significa que ele está lhe ignorando. Vale a pena você sempre analisar como é o dia a dia dessa pessoa e com o que ela trabalha, se ela falou com você em horário comercial, se estava de folga no trabalho etc. Por isso, é importante perguntar: “Você tem algum horário mais conveniente para que eu possa falar com você?”.

9 – Evite ser prolixo

Uma pessoa prolixa é aquela popularmente conhecida por “falar pelos cotovelos”, que dá voltas e não chega a lugar algum. Coisas simples expressas de forma complexa se tornam improdutivas. Sintetize a sua comunicação e trabalhe com o script de vendas para não se perder durante a negociação. Evite ser repetitivo na sua retórica, principalmente no envio de áudios. Quando precisar dar uma explicação mais profunda sobre o produto, verifique a possiblidade de ligar para o cliente.

10– Encerre suas mensagens com perguntas

Segundo Albert Einstein, “não são as respostas que movem o mundo, são as perguntas”. Procure encerrar as suas mensagens com uma pergunta, dessa forma você cria um vínculo e a pessoa, inconscientemente, se sente na obrigação de responder. Por exemplo, se você responder uma dúvida do cliente e não fizer uma pergunta na sequência (o chamado call to action – chamada para ação), o negócio tende a esfriar. Após esclarecer uma dúvida, faça perguntas como “Qual dia você prefere o vencimento da fatura, dia 10 ou 20?” ou “Ficou mais alguma dúvida sobre o produto?”.

Fonte: com informações de Consumidor Moderno

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