Home  > Notícias do Varejo  > 5 dicas para gerir excesso de ausência na sua empresa

5 dicas para gerir excesso de ausência na sua empresa

Tema abordado no 4º Gestão de RH, realizado mensalmente no SindiVarejista

“Absenteísmo: como gerir o excesso de ausência” foi o tema abordado no 4º workshop Gestão de RH, um projeto desenvolvido pelo SindiVarejista, que prevê encontros mensais e gratuitos para associados. Para ajudar empresários e profissionais de Recursos Humanos a gerenciar o excesso de faltas, fator muito comum nas empresas, a facilitadora do Gestão de RH, Ariana Gilberto, destacou 5 dicas eficazes que poderão ser adotadas de forma prática para gerenciar e solucionar este fator.

Participantes durante o último Gestão de RH, fizeram exercícios de cálculo de absenteísmo. Foto: Adriano Rosa/SindiVarejista

1 – Não tenha medo de calcular o índice de absenteísmo

Empresários e profissionais de Recursos Humanos não devem ter medo de calcular o índice que aponta a ausência dos colaboradores. Pode parecer estranho, mas este receio é muito comum nas empresas, pois é a partir dele que problemas sérios de liderança e gestão podem vir à tona. No entanto, com este cálculo em mãos será possível reconhecer onde está o erro e buscar práticas eficazes que poderão solucionar esse problema na empresa.

2 – Faça o cálculo por departamento

Uma dica bem importante e eficiente ao fazer o cálculo e identificar o índice de absenteísmo, é aplica-lo por departamento, de forma separada. Assim, será mais fácil identificar a causa do problema e encontrar soluções específicas para cada equipe e/ou colaborador.

3- Invista no desenvolvimento dos colaboradores

A empresa precisa ter clara a necessidade de investir no desenvolvimento dos colaboradores a partir do diagnóstico que aponta o excesso de faltas. O cálculo é um processo muito importante, mas investir tempo e recursos para desenvolver os colaboradores e seus líderes é fundamental para solucionar o problema dentro da empresa.

4 – Estabeleça o diálogo franco e a prática do feedback

Com as informações e diagnóstico em mãos, o diálogo entre líderes e colaboradores precisa ser frequente na empresa e, acima de tudo, transparente e sincero. A empresa deve criar ambientes que favoreçam o dialogo e estabeleça a prática do feedback. Com isso, a dica é buscar soluções, junto ao colaborador, dos possíveis problemas que possam estar motivando as faltas em excesso.

5 – Promova o engajamento

Para combater problemas como absenteísmo, a empresa deve buscar ações práticas que sejam realizadas a médio e longo prazo, com o objetivo de promover o engajamento. Lideres devem fazer com que os colaboradores se sintam vistos e que a empresa preocupa-se e tem interesse em investir nele. Atividades que promovam melhor qualidade de vida, invista no crescimento e qualificação do profissional devem olhadas com atenção pela empresa. Colaboradores mais engajados e motivados

Gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre os workshops Gestão de RH aqui

Inscreva-se para o próximo workshop, dia 11/7 às 8h30. Tema: Avaliação de Desempenho: Por que avaliar?

Confira depoimento de quem participa do Gestão de RH:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br