Home  > Notícias do Varejo  > SindiVarejista e Ethos fazem palestra sobre corrupção nas empresas

SindiVarejista e Ethos fazem palestra sobre corrupção nas empresas

Encontro promovido pelo SindiVarejista e Instituto Ethos debaterá “Lei da Empresa Limpa”.

Campinas receberá no dia 1º de outubro, o evento “Diálogo sobre Prevenção e Combate à Corrupção”, um encontro gratuito e aberto a empresas e órgãos de todos os setores com o propósito de dialogar, principalmente, a “Lei da Empresa Limpa”, que entrou em vigor ano passado. O evento é realizado pelo SindiVarejista em parceria com Instituto Ethos, entidade de referência na área de responsabilidade social e sustentabilidade.

O encontro será realizado das 8h30 às 11h30, no Sesc Campinas, e conta também com apoio de parceiros como o Sebrae, Senac e IMA (Informática de Municípios Associados).  As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Além de orientar e informar os participantes sobre a “Lei da Empresa Limpa” (Lei Anticorrupção), que cria sanções para pessoas jurídicas em caso de corrupção, o Instituto Ethos também irá apresentar o “Guia Temático: Integridade, Prevenção e Combate à Corrupção”. Esta é uma ferramenta com métricas que auxiliam as empresas a avaliarem o desempenho e a metas atingidas em medidas relacionadas à integridade e combate à corrupção.

O objetivo do encontro é justamente orientar e pôr em discussão esses assuntos, que têm sido cada vez mais frequente e intenso na mídia e nas relações sociais. Por isso, além das empresas, todos os agentes sociais e cidadãos estão convidados a participar.

“Muitas empresas acham que a corrupção é algo que ocorre somente na esfera política. Mas atitudes corriqueiras do dia a dia, podem comprometer a imagem da empresa. É preciso entender que a mudança de atitude em relação à integridade e corrupção começa por nós mesmos, com os funcionários e todos que fazem parte da sociedade”, disse a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Empresas desconhecem a nova lei

De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Instituto Ethos, em 2014, apenas um terço das pequenas e médias empresas já haviam adotado alguma ação para se adequar à Lei Anticorrupção. Segundo a pesquisa, das 300 companhias consultadas, 32,4% mudaram algum procedimento interno por conta da nova lei, 4,1% não souberam responder e 63,5% declaram não ter tomado nenhuma medida nova. Os dados foram coletados em entrevistas por telefone, na sua maioria com empresas do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Entre as ações tomadas pelas empresas que declaram ter iniciado a adaptação, destaca-se que quase 80% investiram em processos de diligência e fiscalização dos fornecedores ou em soluções de tecnologia e 75% informaram já ter realizado treinamentos para a equipe.

A pesquisa aponta também que 40% das empresas entrevistadas acreditam que o ambiente de negócios no Brasil irá sofrer mudanças positivas, tais como transparência no desempenho das empresas e aumento na confiança dos investidores internacionais, além da penalização de infratores.
Serviço: “Diálogo sobre Prevenção e Combate à Corrupção”

Confira os palestrantes do encontro:

Quando: 1º de outubro, das 8h30 às 11h30
Onde: Sesc Campinas – Rua Dom José I – Bonfim – Campinas/SP
Inscrições: gratuito –
Clique aqui e faça sua inscrição!

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br