Home  > Notícias do Varejo  > Atividades para públicos variados integram Semana Conexão Social

Atividades para públicos variados integram Semana Conexão Social

Oficinas e palestras destinadas a alunos, professores e varejistas da região do Ouro Verde marcaram a Semana Conexão Social Sindivarejista, que teve início na segunda-feira (20/09) e ser&aacuaacute; encerrada no sábado (25/09) com oficinas de artesanato e de decoração a partir de materiais recicláveis. Os artistas plásticos Warner Reis e Lúcia Faria promovem o conceito […]

Oficinas e palestras destinadas a alunos, professores e varejistas da região do Ouro Verde marcaram a Semana Conexão Social Sindivarejista, que teve início na segunda-feira (20/09) e ser&aacuaacute; encerrada no sábado (25/09) com oficinas de artesanato e de decoração a partir de materiais recicláveis. Os artistas plásticos Warner Reis e Lúcia Faria promovem o conceito de ‘Arte e Sustentabilidade’ com técnicas como a japonesa furoshiki, que utiliza tecidos. Neste sábado, a partir das 9h, eles mostraram suas ideias para a decoração da casa ou do comércio, inclusive no Natal.

Programação diversificada

O lançamento do vídeo-documentário “Memória do Varejo: Jardim Aeroporto” abriu a programação na segunda-feira à noite. O evento, realizado na Escola Municipal André Tosello, emocionou o público formado por alunos, professores e comerciantes da comunidade local. As varejistas Ângela Maria de Souza Lima e Lourdes Santos da Silva, que tiveram seus depoimentos apresentados no vídeo, conversaram com o público logo após a exibição e contaram mais histórias sobre o desenvolvimento da região do Ouro Verde (leia matéria no site https://sindivarejistacampinas.org.br/noticia.php?id=190 ).
 
A abertura da Semana contou ainda com a presença da Coordenadora do Senac Campinas, Fátima Colevate, e da presidente do Sindivarejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, que na ocasião chamou a atenção dos alunos para que continuem a fazer a história da região. “Eu quero que pensem nisso, de como vocês são importantes para este desenvolvimento”, ressaltou Sanae. Na segunda à noite, alunos, professores e comerciantes também assistiram à palestra do Senac Campinas sobre Redes Sociais.Dia da ÁrvoreNa terça-feira, quando se comemorou o Dia da Árvore, alunos e professores das Escolas Municipais André Tosello e Carmelina de Castro Rinco aprenderam a fazer mini sacolas e brinquedos com garrafas pet, canudos e papeis durante as oficinas de materiais recicláveis. O resultado foi surpreendente. Revistas velhas viraram coloridas sacolinhas que podem ser usadas como embalagens de presentes. Quem preferiu aprender a confeccionar brinquedos usou a criatividade para criar lindos barquinhos de plástico.

A estudante Kauanny Kelly dos Santos, do 7º ano da Escola Carmelina de Castro Rinco, não fazia ideia de que um simples pedaço de papel poderia se transformar numa mini sacola. “Aprendi a aproveitar em vez de jogar no lixo. Quero ensinar para a minha mãe”, disse a garota. O colega Antonio Mateus ficou empolgado com seu novo brinquedo e pretende agora confeccionar outros barcos para toda a família. “É uma maneira de preservar o meio ambiente”, concluiu. Quem não participou das oficinas poderá aprender a produzir a sacola e o barco assistindo a um vídeo, que em breve estará no site www.conexaosocial.org.br .

Alimentação

Além das oficinas durante o dia, quem esteve na terça-feira à noite na Escola André Tosello teve a oportunidade de assistir à palestra da nutricionista Rosana Maria Nogueira, da Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental (Covisa), sobre como se alimentar melhor gastando menos. Questões importantes como tomar alguns cuidados ao comprar, armazenar e preparar os alimentos foram transmitidas ao público presente. “As pessoas, muitas vezes, não compram produtos adequados, seguem modismos e acabam gastando mais dinheiro”, observou a nutricionista.
 
A programação prosseguiu na quarta-feira, na Escola André Tosello, com uma palestra da Emdec. O evento marcou o Dia Mundial “Na cidade sem meu carro”. Na quinta, a mesma escola recebeu dois palestrantes do SENAC Campinas, que abordou os temas Vitrinismo e decoração do comércio/casa” e “Atendimento diferenciado no varejo”. Antes, o público participou de uma oficina “Preparando seu comércio para um Natal diferente”.

Encerramento

Para marcar o encerramento da Semana Conexão Social, nesse sábado, duas oficinas de arte e sustentabilidade vão ensinar os alunos, pais e varejistas da região a confeccionar peças de artesanato e decoração a partir de materiais recicláveis. As oficinas acontecem das 9h30 às 11h30.