Home  > Notícias do Varejo  > Campinas amplia para oito horas funcionamento do comércio; veja as regras

Campinas amplia para oito horas funcionamento do comércio; veja as regras

O comércio de Campinas está autorizado a ampliar o horário de funcionamento de seis para oito horas, a partir desta sexta-feira (21)

O comércio de Campinas está autorizado a ampliar o horário de funcionamento de seis para oito horas, a partir desta sexta-feira (21). A informação foi dada na tarde desta quinta-feira (20) pelo prefeito Jonas Donizette. Amanhã será publicado no Diário Oficial do Município a autorização para a alteração da abertura.

A mudança nas regras foi adiantada ontem pelo Governo do Estado. Segundo as novas regras, a ampliação do horário de atendimento no comércio poderá acontecer em todas as cidades que estão na fase amarela do Plano São Paulo, que regulamenta a quarentena para conter a disseminação da covid-19 no Estado. Porém, a determinação para a ampliação do horário do comércio deve ser feito por cada cidade. Na região de Campinas, onde estão localizadas as cidades representadas pelo SindiVarejista, todas as cidades estão autorizadas a ampliar o horário. Atualmente, o funcionamento está limitado a seis horas diárias.

Em Campinas poderão funcionar por oito horas diárias: shoppings, galerias, comércio de rua, serviços, escritórios, salões de beleza e barbearia, restaurantes e similares, academias de esporte de todas as modalidades e centros de ginástica.

Confira como vai funcionar os horários do comércio em Campinas:

– Lojas de rua: das 9h às 17h todos os dias, inclusive aos finais de semana.

– Shoppings serão divididos em dois grupos: o primeiro com funcionamento das 13h às 21h e o segundo grupo das 12h às 20h. A princípio no primeiro grupo (13h às 21) estão os shoppings: Parque D. Pedro Shopping, Shopping Iguatemi, Shopping Parque das Bandeiras e Shopping Unimart. Já, no segundo grupo (12h às 20h) estão os shoppings: Spazio Ouro Verde, Campinas Shopping, Shopping Galleria e Shopping Prado Boulevard. O Shopping Jaraguá Conceição será o único a funcionar no horário do comércio de rua. Aos domingos os shoppings vão funcionar das 12h às 20h.

Vale destacar que as regras sanitárias devem continuar sendo seguidas pelos comércios:

– Ocupação máxima nos estabelecimentos (comércio, restaurantes e afins, salões de beleza) continua sendo de 40% da capacidade e 30% para as academias;

– Permanece a adoção dos protocolos geral e específicos para os setores;

– Funcionários e clientes devem usar máscara em todos os ambientes e os estabelecimentos seguir as normas sanitárias. Veja mais regras no link abaixo!

A presidente do SindiVarejista Sanae Murayama Saito destaca a importância da ampliação do horário. “Com as oito horas temos os consumidores divididos em diversos horários. Isso representa menos aglomeração e mais segurança, para clientes, lojistas e funcionários. O comércio tem seguido a risca todas as regras sanitárias de cuidados para impedir a proliferação do vírus. Desde as medidas conhecidas como distanciamento, controle na capacidade de atendimento, uso de álcool em gel, as máscaras são trocadas a cada duas horas e a limpeza é recorrente. Também quero destacar que a responsabilidade é também do consumidor que também é responsável pela saúde do trabalhador. Use máscara”, afirmou a presidente.

Veja as regras que devem ser seguidas pelo comércio para o funcionamento:

Veja as principais regras a serem seguidas para o retorno das atividades