Home  > Notícias do Varejo  > Comerciantes podem parcelar recolhimento do ICMS das vendas de Natal

Comerciantes podem parcelar recolhimento do ICMS das vendas de Natal

Os comerciantes varejistas do Estado de São Paulo podem parcelar em duas vezes o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) das vendas de dezembro. Essa possibilidade foi publicada na quarta-feira, dia 4, no Diário Oficial (DOSP). O decreto n.º 64.632 permite que o varejo pague, em janeiro, 50% do imposto referente […]

Essa possibilidade foi publicada na quarta-feira, dia 4, no Diário Oficial (DOSP). O decreto n.º 64.632 permite que o varejo pague, em janeiro, 50% do imposto referente às vendas de dezembro, mês do Natal. A segunda cota de 50% pode ser quitada até 20 de fevereiro de 2020.

A decisão atende ao pedido feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), via ofício enviado ao Poder Público em 13 de novembro de 2019.

Benefícios

A entidade solicita anualmente o parcelamento do ICMS porque a medida facilita o recolhimento do imposto e auxilia na manutenção do fluxo de caixa dos empreendedores do setor no início do ano, período de queda sazonal nas vendas.

O mesmo benefício foi concedido pelo Governo do Estado de São Paulo em anos anteriores e é um recurso já considerado pelos empresários paulistas para o equilíbrio das contas.

Vale destacar que o pagamento parcelado do ICMS é facultativo. Isso significa que o varejista deve avaliar a conveniência de quitar integralmente o imposto ou dividir o valor a ser pago em duas parcelas.