Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social apresenta livros de estudantes em Indaiatuba

Conexão Social apresenta livros de estudantes em Indaiatuba

Espaço na feira literária atraiu dezenas de interessados na história do varejo, além de exposição de livros, houve exibição do documentário: Memória do Varejo

Como autores da própria história, os alunos das escolas Professora Áurea Moreira da Costa e Professor Leonel José Vitorino Ribeiro, de Indaiatuba, tiveram seus livros apresentados durante a 6ª Feira Literária, promovida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba, no último sábado, dia 27 de outubro. O encontro da própria História de Indaiatuba com as histórias de vida dos comerciantes varejistas e dos alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) foi promovido pelo Programa Conexão Social Sindivarejista, que ao longo de 2012 desenvolveu vivências nas duas escolas e apresentou o resultado durante a feira.

Além dos livros produzidos pelos alunos, o estande do Conexão Social Sindivarejista apresentou o vídeo documentário “Memória do Varejo: Indaiatuba”, que reuniu depoimentos de oito comerciantes locais. O painel com fotos de moradores da cidade, fornecidas pelo Pró-Memória, também chamou a atenção de quem visitou o estande.

“Esse livro mudou a minha vida”, disse a aluna Mariana Carolina Moreira dos Santos, de 18 anos. “Demorei, mas eu também fiz. Gosto da sensação de ter conseguido. Acho que mudou a vida de todos que escreveram”, concluiu. A vendedora autônoma Sueli Aparecida Costa Pereira, de 51 anos, foi também autora de um livro e comemorou a oportunidade de aprender hoje o que não pode na infância. “Estou aprendendo. Quando eu escrever melhor, vou escrever um livro mais completo, contando a minha história inteira”, faz planos.

A professora do EJA Jociara Rodrigues de Souza ficou emocionada ao ver o livro de um de seus alunos de 67 anos. “É pura poesia.” Segundo o orientador pedagógico do Conexão Social Sindivarejista, Cristiano Barbosa, o estande propôs a percepção de que a História de uma comunidade se faz da soma de muitas histórias.
Elizabeth Evangelista Lesse, professora do EJA, achou o resultado de todo o trabalho muito bom. “A essência disso é o incentivo à leitura. Um trabalho como este é um estímulo muito grande”, afirma. Para ela, o Conexão Social Sindivarejista “é um projeto que não podemos perder de vista”, porque além de resgatar a memória, ele gerou muito aprendizado.

A aluna Messiana Aparecida da Cunha Lopes, de 41 anos, levou o marido e o filho para verem o seu livro. “Nunca imaginei que eu voltaria a estudar. Eu nunca tinha ido ao cinema e com o Conexão eu fui ver o vídeo da memória”, comemora.

Um dos personagens do vídeo documentário, Paulo Lui, dono do Topázio Cinemas, foi ao estande com sua esposa para ver o resultado do projeto. “Estão de parabéns, porque o estande conta um pouco da história da cidade”, afirmou.

Fabiana Pistone, do Supermercado Pistone, disse que estava maravilhada. Seu pai, Carlos Pistone, também participou do vídeo-documentário “Memória do Varejo: Indaiatuba”. “Tudo isso nos faz sentir muito orgulho de ser de Indaiatuba. Orgulho de fazer parte. É uma história muito bonita”, disse Fabiana, que trabalha com seu pai e tem 29 anos. “A gente vai vivendo o dia a dia e não tem tempo para ficar contando a história. Por isso é maravilhoso ver tudo isso.”

Segundo a Secretaria de Educação da Prefeitura de Indaiatuba, a feira recebeu 26 mil visitantes entre pais e familiares de alunos e a população em geral. O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, também compareceram no evento. Mais de 11 mil livros foram expostos no evento.

O programa Conexão Social Sindivarejista em Indaiatuba tem como parceiros a Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, SESC Campinas, SENAC Núcleo de Itu e apoio do GV-Cev.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br