Home  > Notícias do Varejo  > Natal aquece comércio de decoração e flores na Ceasa e nas lojas

Natal aquece comércio de decoração e flores na Ceasa e nas lojas

Varejistas do setor estão otimistas em relação às vendas

Cosmo on line

O mercado de flores da Centrais de Abastecimento de Campinas (Ceasa) e as lojas de artigos para decoração já dão o tom otimista de vendas para o Natal deste ano. Os corredores do mercado de flores da Ceasa estão lotados de consumidores desde o início do mês, um movimento elevado sentido tamb&eaeacute;m nas principais lojas de decoração natalina.
Quem passa pela Rua Maria Monteiro, no Cambuí, já pode ver este entusiasmo na loja Alfazema Decoração e Presentes, que indica um final de ano gordo para os comerciantes. A proprietária da loja, Inês Sartori, disse que as vendas estão aquecidas desde que iniciou a comercialização de artigos natalinos há 40 dias, e que a procura aumenta a cada dia.
“A expectativa é de vender pelo menos 25% a mais neste ano.” O grande diferencial da loja neste ano é a diversidade de produtos, entre árvores, presépios, bolinhas, presentes e arranjos. “Tem produto natalino nacional e importado de diversas categorias e tamanhos e para qualquer tipo de bolso.”
As vendas estão aquecidas também na loja Merci Presentes e Decorações, na Rua Coronel Silva Teles, no Cambuí, que vende artigos vindos da China. A vendedora Lucenir Luciano, disse que neste ano os produtos foram colocados à venda em setembro, para provocar uma antecipação nas compras.
“Nos últimos dois meses, as vendas cresceram e, atualmente, a procura está 20% acima do verificado no ano passado.”
As festas natalinas provocam também uma corrida de consumidores ao mercado de flores da Ceasa, que já registrou uma venda 50% superior ao verificado no mesmo período do ano passado.
Ceasa
As flores, que tradicionalmente simbolizam o Natal, como espécies em vermelho, verde e branco, são as mais procuradas.
Fernanda Figueiredo, administradora de empresas, aproveitou a visita que fez ao mercado de flores para compra de embalagens e adquiriu alguns vasos de poinsétia, popularmente conhecida como “bico de papagaio”.
“Além da boa qualidade das plantas e flores, os preços são muito atraentes. Outra vantagem é o leque de opções.”
Ana Rita Pires Stênico, gerente do departamento de flores, afirmou que as espécies de flores que apresentam cores vivas e fortes simbolizam bem o espírito natalino, e são as preferidas dos consumidores para a decorações de ambientes internos, principalmente residências, vitrines de lojas, bancos, recepções de hotéis, prédios e empresas.
A poinsétia é campeã de vendas, chegando a 80% das comercializações. Os preços são convidativos: uma mini-bico custa entre R$ 4,00 e R$ 5,00, e uma caixa com 12 unidades pode ser comprada por R$ 45,00.
Já as mudas maiores de bico de papagaio custam, em média, R$ 100,00. As tuias, ou pinheirinhos de Natal, também são muito procuradas para a composição de árvores natalinas. Os preços variam de R$ 40,00 a R$ 80,00, de acordo com o tamanho.
Serviço
O mercado de flores da Ceasa-Campinas atende ao público geral de varejo às segundas e quintas-feiras, das 13h às 16h30; terças, quartas e sextas, das 8h às 16h30; e sábados, das 8h às 13h.