Home  > Notícias do Varejo  > Serviços e Varejo têm o melhor desempenho em 2011

Serviços e Varejo têm o melhor desempenho em 2011

Setores despontaram no ranking elaborado pelo Anuário de Transparência Contábil e Governança Corporativa

Serviços – com 60% – e Varejo – com 30% – foram os segmentos da RA (Região Administrativa) de Campinas que apresentaram o melhor desempenho em 2011, de acordo com o 3º Anuário de Transparência Contábil e Governança Corporativa, apresentado ontem (14) pela KPMG Brasil, pelo IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) e pela Policamp/ FAJ.

Os números revelam um crescimento dos setores na casa de R$ 4,1 bilhões e R$ 2 bilhões, respectivamente. A pesquisa entrevistou 100 empresas da RA de Campinas, que é composta por 90 municípios ao todo. Das empresas, 37% são do Varejo, 20% de Energias e Recursos Naturais, 13% de Serviços, 8% do ramo da Construção, 7% do setor Automotivo, 6% do Farmacêutico e Químicos, 5% de Comunicação e Mídia e 4% de Bens Industriais.

De modo geral, o lucro das empresas apresentou queda de 14% – passando de R$ 24 bilhões em 2010 para R$ 21 bilhões em 2011. Mesmo assim, os ativos das empresas entrevistadas cresceram 7% e já somam R$ 357 bilhões.

O patrimônio líquido também apontou resultados positivos, com o crescimento de 5% em 2011, chegando a R$ 151 bilhões. As receitas acumuladas apontaram um aumento de 10% ao ano, ultrapassando R$ 294 bilhões em 2011. Na análise de Jean Paraskevopoulos Neto, sócio da KPMG em Campinas, os índices mostram que a região é “a bola da vez no Estado”.

Fonte: Metro Campinas