Home  > Notícias do Varejo  > Setor varejista tem a maior queda para março desde 2003, segundo IBGE

Setor varejista tem a maior queda para março desde 2003, segundo IBGE

De acordo com o dados divulgados pelo IBGE, comércio registrou recuo de 1,1% no mês passado em relação a igual período do ano passado. No trimestre, crescimento foi de apenas 0,4%. Inflação e juros elevados tiveram impacto no resultado

Em meio a um cenário de inflação e juros elevados, o consumo começou a perder força no final do primeiro trimestre do ano. As vendas no comércio varejista recuaram 0,5% em março na comparação com o mês anterior, primeira queda do ano. Na comparação com o mesmo mês de 2013, as vendas caíram 1,1% a maior retração para o mês desde 2003 (-11,4%), segundos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No acumulado do trimestre, as vendas cresceram 0,4% em relação ao quarto trimestre de 2013, quando a expansão havia sido de 1,1% sobre o períiacute;odo anterior.

O calendário também influenciou diretamente no resultado das vendas, somando-se à economia mais morna, ao crédito mais restrito e aos preços em alta. "Em março tivemos dois efeitos: o Carnaval e menos dias úteis. Além disso, a Páscoa em 2013 foi em março e esse é um período de vendas fortes. A base era mais forte", destacou a economista do IBGE Aleciana Gusmão.

Cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram queda na comparação mensal, sendo a principal influência negativa a queda de 1% em hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo. A queda acontece diante de preços em patamares elevados.

As vendas de veículos, motos, peças e partes recuaram 0,6% ante fevereiro, mas sobre um ano antes caíram 16%, recuo mais intenso desde novembro de 2008 (-20,3%). Isso ocorreu, segundo o IBGE, devido ao IPI mais alto dos veículos no período.

Há um ano o Banco Central vem elevando os juros básicos da economia, hoje a 11% ao ano, para segurar a alta dos preços. Mas já deu indicações de que deve optar pela manutenção da Selic na reunião deste mês, movimento que ganha força com o enfraquecimento das vendas varejistas.

Metro