Varejo espera pior Dia dos Pais em 3 anos, segundo dados do SPC Brasil

26 . jul . 2013 Imprimir esse Artigo

As vendas a prazo do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Pais (3 a 8 de agosto) devem passar por uma desaceleração e crescer apenas 4% em relação ao ano passado. Se as expectativas do setor se confirmarem, será o pior resultado dos últimos três anos.

Na comparação com os anos anteriores, as vendas de 2013 devem ser mais modestas, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). Em 2010, a alta foi de 10%, recuando para 6,86% em 2011 e 4,75% em 2012. Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o varejo este ano não conta com fatores macroeconômicos que ajudavam a aquecer o setor no passado, como emprego em alta e a larga oferta de crédito a juros baixos.

“O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro”, diz Pellizzaro. O Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, que neste ano cairá em 11 de agosto. Entre os produtos mais procurados, segundo as entidades que representam o varejo, estão itens de vestuário, calçados, perfumes, bebidas e artigos eletrônicos.

Fonte: Metro

CATEGORIAS
Economia SindiVarejista