Home  > Notícias do Varejo  > Invenção permite reusar até 90% da água do banho

Invenção permite reusar até 90% da água do banho

Fala galera! Blz? E aí? O que você aprendeu nos últimos meses com essa falta d’água? Na boa, acho que estamos reaprendendo muita coisa, inclusive eliminar definitivamente aquela velha e desnecessária cultura do desperdício. Fala sério!!!Reaproveitar água da máquina de lavar roupa e fechar a torneira enquanto escova os dentes, são ações que já viraram […]

Fala galera! Blz?
E aí? O que você aprendeu nos últimos meses com essa falta d’água?

Na boa, acho que estamos reaprendendo muita coisa, inclusive eliminar definitivamente aquela velha e desnecessária cultura do desperdício. Fala sério!!!Reaproveitar água da máquina de lavar roupa e fechar a torneira enquanto escova os dentes, são ações que já viraram rotina na vida da rapaziada. E o melhor, tem gente buscando novas práticas!

Falando nisso, o que você acha da ideia de captar a água do banho? Se você achou estranha, acredite ela é tão boa que já ganhou uma versão profissionalizada. O designer húngaro Alberto Vasquez criou uma técnica simples, que permite que até 90% da água do banho seja reaproveitada.
“O Gris é resultado de um trabalho de dois anos que fiz durante minha faculdade”, disse Vasquez à BBC Brasil.
Segundo ele, essa é uma ideia simples, mas que exigiu uma pesquisa complexa.

gris6

Confira mais imagens do Gris e veja como funciona esse sistema de reservatórios interligados.

gris1

O Gris é composto por uma plataforma antiderrapante formada por quatro reservatórios interligados que se inclinam ligeiramente para o centro, onde entradas permitem que a água se acumule em seu interior.

gris2

Cada reservatório comporta até dez litros, o mesmo que um balde comum. Quando estão cheios, a pessoa pode desconectá-los e usar a água armazenada para outros fins, como dar descarga ou fazer a limpeza da casa.

gris4

Segundo a Sabesp, empresa responsável pelo abastecimento em São Paulo, um banho de ducha de cinco minutos, duração recomendada para não deperdiçar água, gasta 45 litros.

Assim, o uso do sistema Gris permitiria reutilizar quase toda a água usada no banho.

Como nasceu a ideia?

Galera, o Gris nasceu a partir da falta de água constante enfrentada por comunidades da Colômbia, onde nasceu a mãe do designer e onde ele passou parte da sua infância.

A invenção já ganhou dois dos prêmios internacionais, o iF Design Award e o A’Design Award, além de ter sido premiado pelo governo húngaro.

Mas, por enquanto, o Gris é apenas um protótipo. Vasquez espera comercializá-lo por um preço entre US$ 20 e US$ 40 e está em busca de parceiros para produzi-lo em grande escala e, assim, poder começar a vendê-lo.

Estamos na torcida!!!! Vlw!!!!