Home  > Notícias do Varejo  > Supermercado doa água para Município fazer limpeza de Carnaval

Supermercado doa água para Município fazer limpeza de Carnaval

Iniciativa sustentável de captação de água da chuva da rede Pague Menos contribuiu para Artur Nogueira economizar 100 mil litros de água

Uma iniciativa sustentável do supermercado Pague Menos, em Artur Nogueira, contribuiu para a limpeza de ruas e avenidas da cidade durante o Carnaval. O supermercado doou parte da água captada durante chuvas que atingiram o Município para que a Prefeitura utilizasse durante os quatro dias de folia. Segundo estimativa da Administração municipal, foram economizados, no período, cerca de 100 mil litros de água com a iniciativa.

O Pague Menos, que foi inaugurado há cerca de dois meses na cidade, consegue armazenar a água da chuva por meio de calhas que conduzem a água até um reservatório subterrâneo onde permanece até a transferência para os caminhões-pipa da Prefeitura. Cada caminhão consegue armazenar entre 12 e 13 mil litros.

Por dia, foram usados de dois a três caminhões na limpeza. Ao todo, o reservatório tem capacidade para guardar cerca de 150 mil litros de água no subsolo do mercado. Se não fosse utilizada pelo Município a maior parte da água iria para córregos da cidade. A única exigência do supermercado é que o reservatório mantenha cerca de 40% de sua capacidade caso haja alguma emergência, no estabelecimento, como incêndio por exemplo.

“A iniciativa foi muito positiva, contribuiu com a limpeza da cidade, inclusive nessa temporada de Carnaval, onde as ruas ficam muito sujas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Alcir Caetano.

Devido ao sucesso a parceria entre supermercado e Prefeitura irá continuar e a água reservada no estabelecimento continuará sendo doada para a limpeza de vias públicas, rega de canteiros e jardins. Segundo o secretário, a conscientização tem sido muito importante. “Esse tipo de iniciativa contribui muito com a economia de água, por isso estamos conseguindo manter os níveis de água necessários para abastecer a cidade”, disse.

A presidente do Sindivarejista, Sanae Murayama Saito, lembra que iniciativas como essa devem ser disseminadas no setor varejista. “São ideias como essa que fazem a diferença e levamos, como exemplo, para ser multiplicadas no nosso Projeto Conexão Social SindiVarejista que visa o desenvolvimento local sustentável”, afirmou.

Clique aqui e assista matéria da Eptv sobre o assunto

Clique aqui e curta o SindiVarejista no Facebook para ficar por dentro das principais notícias do Varejo

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) com O Nogueirense
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br