Home  > Notícias do Varejo  > Quem disse que lugar de livro é na biblioteca?

Quem disse que lugar de livro é na biblioteca?

E aí galera? Ler é demais! E o melhor é que dá para fazer em qualquer lugar: em casa, no ônibus, num café, numa praça e até numa biblioteca…hahaha. Tem muitas iniciativas bacanas pelo Brasil incentivando a leitura em espaços inusitados. Tem livros a disposição em ponto de ônibus, em açougue ou numa borracharia. Estes […]

E aí galera?

Ler é demais! E o melhor é que dá para fazer em qualquer lugar: em casa, no ônibus, num café, numa praça e até numa biblioteca…hahaha.

Tem muitas iniciativas bacanas pelo Brasil incentivando a leitura em espaços inusitados. Tem livros a disposição em ponto de ônibus, em açougue ou numa borracharia. Estes locais servem de inspiração para encurtar os caminhos entre as pessoas e os livros, usando muita criatividade.

Enquanto o ônibus não vem

Que tal começar uma nova leitura, enquanto espera o busão? Em Belo Horizonte, o projeto Ponto do Livro está na rua há sete meses, em quatro paradas de ônibus da cidade, duas das quais no entorno da Praça da Liberdade. Os títulos, à mostra em displays de plástico transparentes, estão ali para serem escolhidos por um novo dono. Quem quiser também pode deixar e doar seus exemplares por lá mesmo. Pelo menos 8 mil livros já foram distribuídos dessa forma.

Um kg de cultura, por favor!

Na Asa Norte de Brasília, o Açougue Cultural T-Bone é o ponto de encontro para programação musical – como shows de grandes nomes da MPB, na rua onde ele está localizado – e projetos de incentivo à leitura. Um deles faz especial sucesso. Logo em frente ao estabelecimento, há uma Estação Cultural, espaço com livros disponíveis para empréstimo sem burocracia, com iluminação própria e computador com acesso à internet. Iniciativa do Açougue Cultural, as estações se multiplicaram para outras quatro localidades da capital federal.

Saindo de uma fria

Também em Brasília, uma geladeira foi reformada pelo Projeto Refresque Ideias e virou uma biblioteca comunitária e muito diferente em plena Praça da 32, em Guará 2. O exterior foi embelezado pelos traços dos grafiteiros Mamá, Micro Svc, Julimar dos Santos e Thls Rafael. E o lado de dentro foi recheado de livros disponíveis pra quem quiser pegá-los emprestado.

Borrachalioteca

Como o próprio nome indica, é uma inusitada fusão de borracharia e biblioteca. Há 12 anos, o espaço dedicado a pneus começou a abrigar 70 livros para empréstimo. Hoje são mais de 16 mil títulos à disposição dos moradores de Sabará, na Região Metropolitana de BH. A borracharia é a matriz e o endereço mais famoso do que virou uma rede de bibliotecas, também presentes em outros três espaços da cidade.

Pedala, que lá vem história!

Outro nome autoexplicativo é o Bibliocicleta. É isso aí rapaziada, a “magrela” virou uma biblioteca itinerante que se desloca entre comunidades da Grande Salvador, levando livros e material didático a escolas, igrejas, praças e outros espaços. Feito com material reaproveitado, um suporte é encaixado na bike e serve para expor os títulos disponíveis.

Desde o ano passado, uma bibliocicleta circula por São Paulo, por meio de uma parceria com a ONG Design Possível.

E o que tem no baú?

Um dos projetos de leitura itinerante mais antigos do país, a Biblioteca Voltante, do Sesc, foi criada há 60 anos e segue levando livros e revistas pelas estradas de Minas. Um caminhão baú vai até os municípios e fica estacionado o dia todo. Os moradores podem escolher as obras que querem levar para casa. Em um intervalo, que varia entre 8 e 15 dias, esse caminhão retorna e é feita a devolução dos livros. Durante a visita às diferentes cidades, o baú também se transforma em palco para apresentações culturais. A última parada foi dia 9 de setembro em Santana dos Montes. E trem bão!!!

E aí? Você conhece algum outro espaço que também leva cultura e livros para a comunidade?

Demorô!! Manda pro Blog!

Vlw?!