Home  > Notícias do Varejo  > Alunos do EJA participam de oficina de Empreendedorismo

Alunos do EJA participam de oficina de Empreendedorismo

Parceria entre Sindivarejista e Sebrae leva atividade de planejamento empreendedor a 150 alunos do EJA de Indaiatuba

Cerca de 150 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de Indaiatuba, participaram de três oficinas de Práticas de Empreendedorismo realizadas pelo Sebrae em parceira com o Projeto Conexão Social Sindivarejista. Os encontros ocorreram nos dias 26, 27 e 28 nas escolas Professor Leonel José Vitorino Ribeiro e Professora Áurea Moreira da Costa.

Nas oficinas os estudante puderam colocar em prática o que aprenderam durante a palestra ocorrida na semana passada. Os alunos foram divididos em grupos e fizeram uma atividade em um jogo de tabuleiro. O objetivo era formar uma empresa varejista com as dicas e situações propostas no jogo. “O jogo simulou uma cidade. Nela havia pontos estratégicos como restaurantes, casas, igreja matriz e evangélica, escolas, comércios e o Sebrae. Em cada ponto eles pegavam dicas de como chegar no objetivo”, explicou a coordenadora do Conexão Social, Edna Borges.

“O jogo deixou claro que você não monta um próprio negócio com base no que quer. É importante ter todas as informações e traçar o planejamento do negócio com mais segurança. Por fim, mostra o quanto é importante planejar antes de executar”, afirmou a analista de Cultura Empreendedora do Sebrae, Maria Paula de Castro Santos.

O operador de uma empresa de materiais recicláveis e aluno do EJA, Sebastião Ferreira da Silva, aprendeu na oficina como iniciar seu próprio negócio dentro da área onde já atua. “Tenho objetivo de abrir meu próprio negócio e agora sei como começar”, disse. Ele estava em um grupo que acabou simulando a abertura de uma cooperativa de materiais recicláveis. Outros grupos também simularam a abertura de buffet, restaurante, pastelaria e choperia, pesqueiro e restaurante de entrega de marmitex.

“Um dos melhores aprendizados desses encontros foi a percepção da necessidade do planejamento e da formalização pelos alunos, já que a maioria deles têm seus próprios negócios e alguns são informais”, afirmou a presidente do Sindivarejista Sanae Murayama Saito.