Home  > Notícias do Varejo  > Alunos aprendem a fazer o orçamento familiar na região do Ouro Verde

Alunos aprendem a fazer o orçamento familiar na região do Ouro Verde

Atividade integrou o projeto Conexão Social do Sindivarejista

Como organizar as contas da casa de tal forma que o dinheiro seja suficiente para pagar todas as despesas e ainda sobre um pouco para o lazer da família. Na última quinta-feira, 21 de outubro, alunos do 8º ano da Escola Municipal Carmelina de Castro Rinco, no Ouro Verde, participaram de uma oficina na qual aprenderam sobre a importância do orçamento familiar.

Divididos em equipes, eles adaptaram o orçamento do Professor Gastão – personagem do Projeto Conexão Social que sempre está no vermelho, pois gasta mais do que recebe -, sugerindo cortes nas despesas para que no final do mês ele não precise mais recorrer ao cheque especial.

O resultado foi bastante positivo, pois os alunos demonstraram que é possível adaptar o orçamento reduzindo gastos supérfluos. “Aprendi a não gastar muito economizando luz, água e telefone. Vou falar para a minha mãe fumar menos”, disse Matheus Camilo de Araújo.

A colega Joyce Ribeiro também demonstrou que aprendeu direitinho a lição. “Dá para reduzir o orçamento familiar economizando nos gastos desnecessários como o salão de beleza. Na minha família a gente já faz o orçamento e o que sobra dá para toda a família fazer um passeio”, explicou.

Assim como Joyce, a família de Wagner Lopes Laia também já adota o orçamento familiar. “É importante reduzir os gastos com telefone e internet. Assim sobra mais dinheiro para comprar roupas e sair”.

No dia 26 de outubro os alunos vão transmitir tudo o que aprenderam com as atividades do Projeto Conexão Social do Sindivarejista para a comunidade próxima à escola. Eles vão orientar, por meio de cartazes, folhetos e folders produzidos pelos próprios alunos, sobre o consumo sustentável que, além de contribuir com o meio ambiente, gera uma economia nas despesas de casa.