Home  > Notícias do Varejo  > Campinas adia reabertura do comércio para o dia 8 de junho; entenda!

Campinas adia reabertura do comércio para o dia 8 de junho; entenda!

Agora, a data para a reabertura, de acordo com a Prefeitura de Campinas, será na segunda-feira, dia 8 de junho

prefeito de Campinas, Jonas Donizette, adiou neste sábado (30), o plano de reabertura do comércio de rua e shoppings da cidade de Campinas. A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (1º de junho) após o anúncio do Estado sobre o início da flexibilização em algumas regiões do Estado.

Agora, a data para a reabertura, de acordo com a Prefeitura de Campinas, será na segunda-feira, dia 8 de junho. O mesmo acontece para outros setores anunciados por Jonas nessa semana como restaurantes, escritórios e igrejas.

Com isso, o comércio ainda não está autorizado para reabrir no início da próxima semana. O decreto com as regras da reabertura, já adiantas pela Prefeitura, só será publicado na sexta-feira, dia 5 de junho. Até lá, tudo deve permanecer como está: funcionamento dos serviços considerados essenciais, já os demais setores, por meio de delivery e drive-thru (leia mais aqui).

A justificativa para o recuo foi a forte demanda regional de casos de covid-19 que está recaindo no município, fazendo com que a Prefeitura necessite ampliar o número de leitos de UTI e reforçar o número de profissionais da saúde para o enfrentamento a covid-19. De acordo com o prefeito, o município tinha uma programação de leitos de UTI, mas que está muito apertada para ser colocada em prática a partir de segunda-feira. “Estou aqui para anunciar que vamos adiar em uma semana a retomada das atividades de quarentena para o dia 8, na outra segunda-feira”, afirmou o prefeito.

CERTIFICADO

O prefeito ainda destacou que os comerciantes devem, ao longo dessa semana, acessar o site https://covid-19.campinas.sp.gov.br/ para fazerem o curso on-line que habilita o empresário do comércio a receber o Certificado de Declaração de Estabelecimento Responsável.

O curso explica e orienta as medidas de prevenção ao controle da pandemia de covid-19 e de proteção aos funcionários e clientes aos estabelecimentos. Cada proprietário de comércio terá que assumir o compromisso de seguir as determinações da Saúde por meio da Declaração de Estabelecimento Responsável. O acesso a declaração já está no site, no canto direto, na parte superior da home.

SindiVarejista alerta para que todos os comerciantes façam o curso que é simples e fácil. Após o término e a obtenção do Certificado, o empresário deve imprimir o Certificado e quando houver a reabertura colocar no estabelecimento em local visível.

“É muito importante que os empresários levem as regras também aos funcionários. Eles devem compartilhar todas as medidas necessárias e encarar o uso e controle de máscaras, álcool em gel entre outras ações como EPIs. Todas teremos esse dever para combater essa doença e assim retomar o mais breve possível as atividades”, afirmou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

REGRAS PARA A REABERTURA

Na quinta-feira a Prefeitura de Campinas havia adiantado as regras para a reabertura que agora foi prorrogada.

Abaixo segue os principais destaques anunciados pela Prefeitura e que devem ser publicados no Diário Oficial no dia 5 de junho:

SindiVarejista também solicita ao empresário do varejo que tenha atenção máxima as regras para a reabertura que terá restrições e também funcionamento com horário de atendimento reduzido, e siga todas a medidas de segurança e higiene com muita responsabilidade para que a cidade possa seguir os passos até a abertura total da economia evitando um retrocesso. Também vale lembrar que seguindo as normas, o empresário evita ações trabalhistas no futuro e multas por parte da Prefeitura que podem chegar ao valor de R$ 274 mil.

REGRAS PARA A OPERAÇÃO A PARTIR de 8º DE JUNHO

– Todos os comércios de qualquer setor poderão reabrir nesta data;

– Esses estabelecimentos terão que operar com 30% de sua capacidade;

– O comércio de rua terá que funcionar em horário reduzido entre 10h e 16h;

– Os shoppings terão que funcionar entre 14h e 20h;

– As lojas estão proibidas de realizar ações ou promoções que atraiam um grande número de pessoas e provoquem aglomeração;

–  A abertura com restrições também significa que todas as medidas sanitárias exigidas para o controle do novo coronavírus sejam respeitadas. São elas: uso de máscaras para funcionários e clientes, uso de álcool gel e o distanciamento social no atendimento (veja aqui todas as regras sanitárias obrigatórias no município);

– A abertura das praças de alimentação dos shoppings ainda está sendo analisada. Também não estão no plano desta fase, a abertura das academias, salões de beleza ou escolas que estejam localizadas dentro dos shoppings;

– Quem não atender às exigências será multado. Fiscais estarão nas ruas fazendo fiscalização durante o período de quarentena que foi estendida até 15 de junho pelo governo do Estado.

– Exigido: Declaração de Estabelecimento Responsável (leia abaixo)

Além das regras, cada proprietário de comércio terá que assumir o compromisso de seguir as determinações da Saúde por meio de uma Declaração de Estabelecimento Responsável. O documento que será disponibilizado on-line no portal da Prefeitura nos próximos dias, deverá ser impresso e afixado visível nos estabelecimentos que forem autorizados a reabrir.

Antes de assinar a declaração o comerciante passará por uma espécie de “curso” que explica e orienta sobre as medidas de prevenção ao controle da pandemia de covid-19 e de proteção aos seus funcionários e clientes (clique aqui e entenda como fazer o curso on-line e conseguir o documento).

Pessoas com mais de 60 anos

Segundo a Prefeitura, a recomendação é que pessoas acima de 60 anos devem manter o isolamento social.

Escritórios

Os escritórios também poderão voltar abrir, também com 30% da capacidade, atendimento com hora marcada (uma pessoa por vez) e com as medidas de higiene. Podem funcionar com essas restrições escritórios de contabilidade, advocacia e imobiliária. A Prefeitura também vai retomar o atendimento parcial com 30% da capacidade para os advogados, tributaristas, arquitetos e outras pessoas que tenham processos em andamento.

Restaurantes

Os restaurantes podem abrir, também com 30% da capacidade, somente na hora do almoço, com as mesmas regras de higiene e distanciamento. À noite permanecem fechados para o público, mas podem continuar operando no sistema de delivery ou drive-thru.

Igrejas

Igrejas e templos religiosos terão a permissão de funcionar com 30% da capacidade, com distanciamento entre os fiéis e com todas as medidas de higiene. A indicação é que pessoas com 60 anos ou mais não devem frequentar as missas ou cultos.

Riscos

Jonas afirmou que pode suspender ou cancelar essa abertura gradual do comércio, dependendo dos números de casos de contaminação de covid-19 após esse período de flexibilização.

Para a reabertura gradual da economia, Campinas precisa atender a três condicionantes: disponibilidade de leitos (gerais e de UTI); controle da situação epidemiológica (observando número de casos; óbitos e internações); e testagem – além dos testes já realizados em casos de pessoas internadas e profissionais de saúde, o município, em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), vai fazer um inquérito sorológico para avaliar a prevalência do vírus na população. A proposta inicial contempla a abordagem de 2 mil pessoas em toda a cidade.

 

Fique por dentro das novidades do SindiVarejista.

=> Cadastre-se no nosso Boletim de Notícias. Basta preencher  o formulário ao final da página.

=> Acompanhe as novidades pelo nosso Facebook

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br