Home  > Notícias do Varejo  > Campinas avança para fase verde da flexibilização da quarentena

Campinas avança para fase verde da flexibilização da quarentena

Em Campinas o prefeito Jonas Donizette (SPB) informou que neste sábado será publicado um decreto em uma edição extra do Diário Oficial com as regras do relaxamento

As cidades da região de Campinas avançaram nesta sexta-feira (9) para a fase verde do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena. A nova fase, mais branda, traz duas mudanças importantes para o comércio da região:

– Aumento da capacidade de atendimento de até 60% no interior das lojas e shoppings;

– Funcionamento das lojas por um período de até 12 horas diárias, ou seja, reabertura no horário normal

A mudança de fase foi oficializada pelo Estado. Com isso a medida já passa a valer a partir deste sábado (10) véspera do feriado do Dia das Crianças.

Em Campinas o prefeito Jonas Donizette (SPB) informou que neste sábado será publicado um decreto em uma edição extra do Diário Oficial com as regras do relaxamento.

“Essas mudanças são importantes para setor, principalmente porque acontece na véspera do Dia das Crianças. Ainda temos datas importantes como a Black Friday e a principal data para o comércio que é o Natal. Além disso temos mais três feriados em novembro. Temos muito trabalho pela frente para recuperar as vendas desse ano”, analisou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Leia também
Confira a agenda de cursos on-line do SindiVarejista em outubro

Plano São Paulo

O plano tem cinco fases vai da vermelha, em que são impostas mais restrições, até a azul (o “normal controlado”). A fase verde é chamada de abertura parcial e é a segunda com menos restrições. Campinas estava na Fase Amarela desde o dia 7 de agosto. Até então, nenhuma região do Estado, nem mesmo da Capital, que havia entrado na fase amarela no mês de julho, havia avançado à fase verde.

Retomada

Com o ingresso de Campinas na fase verde do Plano SP de retomada das atividades, a partir de amanhã shoppings, galerias, comércio de rua, serviços, academias, atividades culturais poderão funcionar por 12 horas diárias e com capacidade de atendimento limitada a 60%.

Apesar de o Plano São Paulo estabelecer restrição de 12 horas de funcionamento para as atividades, Campinas não estabelecerá limite. O funcionamento das escolas que já estão autorizadas a funcionar será ainda analisado, mas ad que abriram de forma optativa permanecem a capacidade de 35% da capacidade para os cursos em geral e de 40% para cursos da área da saúde. Os parques públicos abrirão no feriado de segunda-feira apenas e, na próxima semana, deverão retomar o funcionamento normal de antes da pandemia, mas com as regras sanitárias.

Os cemitérios estão autorizados a abrir de 31 de outubro a 2 de novembro, para permitir visitações nesses dias e evitar que ocorram aglomerações no Finados.

Em Campinas, os eventos estarão autorizados, mas será proibida presença de público em pé no decreto de amanhã. Jonas disse que ainda vai avaliar se liberará depois. O Plano SP permite público em pé, mas com distanciamento, demarcação de solo e medição de temperatura obrigatória, nas regiões que permaneceram por 28 dias na fase anterior do plano. Museus e bibliotecas serão autorizados a retomar, mas as regras serão divulgadas na próxima semana, disse o prefeito.

AS NOVAS REGRAS DA FLEXIBILIZAÇÃO

Shoppings centers, galerias e congêneres

– Capacidade 60% limitada

– Adoção dos protocolos geral e setorial específico

Comércio

– Capacidade 60% limitada

Serviços

– Capacidade 60% limitada

– Adoção dos protocolos geral e setorial específico