Home  > Notícias do Varejo  > Comércio volta a funcionar em horário normal nesta terça-feira

Comércio volta a funcionar em horário normal nesta terça-feira

Esta terça-feira (13) é o primeiro dia útil dentro da nova fase e com isso está liberado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por 12h diárias

Após as cidades da região de Campinas avançarem para a fase verde do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, as regras de distanciamento social estão mais flexíveis. Esta terça-feira (13) é o primeiro dia útil dentro da nova fase e com isso está liberado o funcionamento dos estabelecimentos comerciais por 12h diárias. Além, disso a capacidade de ocupação é de 60% do público. Até então, era permitido a abertura apenas por 8h, com 40% da lotação máxima do estabelecimento.

A medida passou a valer em Campinas no fim de semana, que teve ainda o feriado de Nossa Senhora de Aparecida (12), ontem. Como o funcionamento do comércio aos sábados e domingos é reduzido, e no feriado a abertura foi facultativa, a ampliação do horário passa a valer na prática nesta terça-feira, com a expectativa de maior venda para os lojistas.

Com a liberação, o comércio do Centro deve funcionar das 9h às 19h como tradicionalmente -, sendo que as lojas têm permissão para decidirem o horário dentro de 12h. Já no sábado o primeiro dia na fase verde foi marcado por movimento intenso de compradores. Muitos buscavam presentes para o Dia das Crianças.

“Essas mudanças são importantes para setor, principalmente porque acontece na véspera do Dia das Crianças. Ainda temos datas importantes como a Black Friday e a principal data para o comércio que é o Natal. Além disso temos mais três feriados em novembro. Temos muito trabalho pela frente para recuperar as vendas desse ano”, analisou a presidente do SindiVarejista, Sanae Murayama Saito.

Confira a agenda de cursos on-line do SindiVarejista em outubro

Além do Centro, alguns shoppings da cidade também decidiram voltar com o horário normal a partir de hoje. No shopping Iguatemi e Galleria, a ampliação do horário vale somente hoje, sendo que ambos ainda funcionaram com horário reduzido no sábado e domingo.

Para os shoppings, o funcionamento volta a ser das 10h às 22h, de segunda a sábado e, das 12h às 20h aos domingos, com permissão também do funcionamento de restaurantes de forma integral. Esse mesmo horário também é adotado par feriados.

REGRAS DA NOVA FASE 

Apesar de ter sido anunciada na semana passada a nova fase passa a valer hoje, primeiro dia útil após a reclassificação.  No final de semana a Prefeitura publicou o decreto com as regras da nova fase e prorrogou até 31 de outubro a quarentena no município (veja aqui o decreto).

Ainda não sabe o que passa a valer nessa nova fase? então confere abaixo:

Confira as novas regras: 

– As atividades autorizadas a funcionar terão a capacidade de atendimento ampliada de 40% para 60%. A mesma regra vale para os serviços públicos, sejam da administração direta ou indireta.

– O horário de funcionamento dos estabelecimentos shoppings, comércio, salões de beleza, academias etc voltará ao mesmo de antes da pandemia.

– Não haverá mais limitação de horário, com exceção dos bares e restaurantes, que poderão funcionar das 6h às 22h e até as 23h para os clientes deixarem os estabelecimentos. O mesmo horário vale para os casos em que há música ao vivo.

– Ficam vedadas a aglomeração e o fluxo intenso de pessoas, sendo recomendada a não participação de pessoas com mais de 60 anos de idade e/ou com comorbidades.

– Todos os segmentos devem respeitar os protocolos gerais e específicos e as medidas sanitárias como uso de máscara e de álcool gel e distanciamento. Os protocolos e outras informações estão disponíveis no hotsite da Covid, no endereço https://covid-19.campinas.sp.gov.br/

Mais detalhes: Eventos e atividades culturais 

– Os eventos em que as pessoas estão sentadas (acomodadas em seus lugares) estão liberados com capacidade de 60%. Já os eventos com pessoas em pé não estão contemplados neste decreto, já que, pelo Plano São Paulo, a cidade tem que permanecer por pelo menos 28 dias na Fase Verde.

– As medidas de segurança para este segmento continuam valendo: obrigação de controle de acesso e hora marcada; venda de ingressos de eventos culturais em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento; filas e espaços demarcados, respeitando distanciamento mínimo.

PLANO SÃO PAULO 

O plano tem cinco fases vai da vermelha, em que são impostas mais restrições, até a azul (o “normal controlado”). A fase verde é chamada de abertura parcial e é a segunda com menos restrições. Campinas estava na Fase Amarela desde o dia 7 de agosto. Até então, nenhuma região do Estado, nem mesmo da Capital, que havia entrado na fase amarela no mês de julho, havia avançado à fase verde.

Campinas estava na fase amarela desde o dia 7 de agosto e, até ontem, nenhuma região do Estado havia avançado de fase. Além da região de Campinas, avançaram de fase as regiões de Piracicaba, Sorocaba, Baixada Santista, Taubaté e a Grande São Paulo.