Home  > Notícias do Varejo  > Campinas tem recorde de demissões; empresário conta como manteve seus funcionários

Campinas tem recorde de demissões; empresário conta como manteve seus funcionários

Empresário de Campinas fala como fez para reduzir custos e não demitir funcionários em seu supermercado

Campinas registrou recorde de vagas cortadas no mês de abril dos últimos dez anos. Foram pouco mais de mil empregos, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e o varejo foi um dos setores mais atingidos.

O empresário Aldeir Melo, proprietário do Mercado Vila, em Campinas,representado pelo SindiVarejista, é um exemplo de que medidas inteligentes podem ajudar a superar a crise econômica.

Em uma entrevista dada à EPTV, Melo explicou que decidiu cortar hora-extra de seus funcionários como forma de redução de custo e e evitar demissões. Apesar da medida, os funcionários aprovaram a ação, já que mantiveram seus empregos. A atitude do empresário é um dos pontos defendidos e ressaltados neste ano pelo SindiVarejista.

O período é turbulento na economia, atinge o bolso da população e afeta em cheio o pequeno e o médio varejista. A presidente da entidade, Sanae Murayama Saito, afirma que a palavra de ordem é redução. "Dos custos, no consumo de água e de energia. O momento pede revisões. Muitos empresários já pensam em demitir para reduzir despesas. Mas cortar pessoal não me parece a melhor saída. Afinal, um funcionário demitido é um consumidor a menos. Em vez de demitir é necessário envolvê-lo nesta batalha. Onde podemos cortar custos? A luz do estoque precisa ficar acesa? E o ar-condicionado em uma sala vazia: precisa ficar ligado? Essas ações parecem pequenas, mas, quando somadas, representam um grande avanço", disse ela.

Confira aqui a reportagem veiculada pelo Jornal da EPTV.

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br) 
Bruna Mozer e Luciana Félix – (19) 3775-5560 
bruna.mozer@sindivarejistacampinas.org.br; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br