Home  > Notícias do Varejo  > Conexão Social participou de Feira Literária no sábado

Conexão Social participou de Feira Literária no sábado

Programa do Sindivarejista ocupou espaço exclusivo em Indaiatuba para apresentar livros produzidos por alunos sobre a ‘Memória do Varejo: Indaiatuba’

O Programa Conexão Social Sindivarejista ocupou um estande exclusivo com o tema “Memória do Varejo: Indaiatuba” na 6ª edição da Feira Literária, de Indaiatuba, que aconteceu no último sábado, dia 27. No espaço cerca de 150 livros produzidos por alunos do Programa Educação para Jovens e Adultos (EJA) ficaram a disposição dos visitantes.

Os livros foram produzidos graças a uma parceria entre o Conexão Social e Secretaria Municipal de Educação de Indaiatuba, e contou com importante apoio dos professores do EJA e da diretoria do Pró-Memória Indaiatuba.

O evento foi realizado das 9h30 às 17h no Pavilhão da Viber, no bairro Cidade Nova. 

Produção dos livros expostos na feira

A produção literária foi possível após uma roda de histórias com a participação dos alunos do EJA e de comerciantes da cidade, no mês de abril. O encontrou deu início ao projeto ‘Memória do Varejo’ que produziu um vídeo documentário sobre a trajetória de oito importantes varejistas da cidade exibido no cinema no mês de agosto. 

Na roda de histórias os alunos e comerciantes conversaram sobre o crescimento da cidade a partir da história de vida de cada um deles. Os alunos e professores se inspiraram nessas histórias e assim produziram livros que contam a trajetória dos comerciantes instalados em bairros onde os alunos vivem. A iniciativa quis destacar a importância do varejo no desenvolvimento da cidade e estimular os alunos. 

A presidente do Sindivarejista e idealizadora do projeto, Sanae Murayama Saito, destacou a importância de valorizar a memória do varejo. “O papel social do comerciante varejista é muito importante.”

É a segunda vez que o Conexão Social participa da feira em Indaiatuba. Na edição do ano passado o projeto organizou uma mostra fotográfica coletiva dos alunos do EJA e das EMEBs Leonel José Vitorino Ribeiro e Vicente Bernardinetti (Viber). A exposição reuniu 80 fotografias produzidas pelos estudantes durante uma caminhada fotográfica.

Fonte:

Assessoria de Imprensa Sindivarejista (imprensa@sindivarejistacampinas.org.br)
Adriana Menezes e Luciana Félix – (19) 3775-5560
adriana.menezes@sindivarejistacampinas.org.br ; luciana.felix@sindivarejistacampinas.org.br